
Por volta de 1997 montei um "poderoso" mapa clicável do Brasil. Apontava-se o cursor do mouse no Estado e ao clicar ia-se diretamente nas informações do determinado Estado. Algo bem rudimentar hoje em dia mas na época era bastante aceitável. Como não era bonito e não vi grande vantagem em relação a uma opção de selecionar os Estados pelas siglas num formulário, parei de usar o mapa e não pensei mais no assunto.
Porém hoje vi um mapa clicável em flash que me chamou a atenção. Ao longo dos anos devo ter visto outros parecidos, mas esse especificamente me despertou novamente o interesse. Infelizmente como é em flash, é tecnologia fechada e paga. Não é caro para quem for ter um site rentável, mas para mim apenas para ficar bonitinho fica inviável, fora que funciona bem a nível mundial, mas não tem os Estados brasileiros.
Segue o link:
http://www.movie-locations.com/places/map.html
Mas, como fiquei curioso, procurei um daqueles antigos mapas clicáveis em html e achei um bem mais bonito do que eu tinha feito. No fundo é a mesma coisa do que eu tinha feito, mas esse tá bem bonito.
Segue o link:
http://penta2.ufrgs.br/edu/webpage/mapaBrasil.html
[ ]s
Perna
Veja o Artigo Completo [ Escreva seu comentário ] ( 1883 views ) | [ 0 trackbacks ]
GlobCover vai permitir estudo aprofundado sobre consequências das alterações climáticas na superfície terrestre.Está disponível na internet, e de maneira gratuita, o mapa mais detalhado do mundo, resultado de um projeto entre a Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com a Universidade Católica de Louvaine, na Bélgica.
De acordo com a agência espacial, o mapa tem uma resolução de 300 metros, como o instrumento MERIS (Medium Resolution Imaging Spectrometer) o que faz com que esta seja a cartografia mais detalhada e ilustrativa da vegetação do planeta Terra e dos acidentes geográficos na sua superfície.
O mapa foi desenhado, durante um ano, a partir dos dados recolhidos pelo satélite Envisat da ESA no período compreendido entre o primeiro dia até ao último dia do ano 2009. Por sua vez, os investigadores da universidade belga e da ESA encarregaram-se de lhes dar uma forma.
A ONU também participa no projeto através da Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e do seu programa para o Meio Ambiente (UNEP).
O mapa vai ser utilizado para atualizar os dados disponíveis sobre os efeitos das alterações climáticas na superfície terrestre e indentificar, com antecedência, em que zonas do globo é provável que ocorra uma emergência.
Veja o Artigo Completo [ Escreva seu comentário ] ( 2744 views ) | [ 0 trackbacks ] | link relacionado
Ótimo site sobre cartografia na escola. Tem mapas em anaglifo/3d, maquetes de relevo em isopor, e muito mais, além do livro do autor.
http://cartografiaescolar.wordpress.com/
Veja o Artigo Completo [ Escreva seu comentário ] ( 2333 views ) | [ 0 trackbacks ] | link relacionado
Mais um site interessante de um desenhista de mapas artísticos:
http://jeremiasortiz.com.br/blog/?cat=9
E o já mostrado do Francisco José Ferreira, desenhista de mapas artísticos:
http://www.mapasartisticos.blogspot.com/
Muito interessante, vejam:
http://www.serqueira.com.br/mapas/
Artigo sobre mapas do Rio de Janeiro, interessante também.
http://web01.bn.br/portal/arquivos/pdf/ana%20carmen%20casco.pdf
Centro do Rio de Janeiro
http://cristovao1.wordpress.com/2010/05/23/lapa-abrigo-refugio-cultura-popular-carioca/
Planta arquitetural do Rio em 1874
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart175745.pdf
Planta arquitetural de Porto Alegre de 1900
http://www.ihgrgs.org.br/artigos/poa_1900.htm
Veja o Artigo Completo [ 1 comentário ] ( 27682 views ) | [ 0 trackbacks ]
Postei esse artigo originalmente em 10/12/2009, mas agora no final de setembro de 2010 o Google lançou o Google Street View de cidades brasileiras, o que somado com o Google Earth que não precisa mais ter um programa a parte e já funciona assim como o Street View dentro do navegador internet na página do Google Maps, o assunto torna-se pertinente. Chegamos no ponto em que todos que gostam do assunto queriam chegar. O único problema é pedir para que o São Google não fique simplesmente atualizando o Earth e o Street View e sim atualize e de a chance de se escolher o ano em que se quer passear navegar. Pois uma das qualidades dos mapas convencionais (arquiteturais ou outros) é ser um documento histórico de uma momento. Se o Street View tiver essa opção futuramente vai ser o paraíso...
Segue abaixo o artigo original apenas com o acréscimo de um link para um mapa na Biblioteca Nacional e um mapa que eu estava devendo.
.................
O termo "Mapa Arquitetural" é tão raro como a existência desses mapas e o próprio termo caiu em desuso. Obviamente a palavra "arquitetural" refere-se a obras arquitetônicas, prédios, por exemplo. No Rio temos um exemplar datado de 1874, retratando o Largo de São Francisco, no Centro.
Link para o mapa abaixo:
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart175745.pdf

Na foto de Marc Ferrez abaixo podemos ver a Escola Politécnica, que aparece no mapa, no topo do Largo. Essa Escola é o atual IFICS (Instituto de Filosofia) da UFRJ, e alguns anos antes era a Academia Militar.

Notem que nesse mapa do Rio não é usado uma vista dos prédios em perspectiva, e sim a fachada do prédio. Já na capa da revista The New Yorker, abaixo, o mapa arquitetural adquire sua melhor essência visual e arquitetônica.

Porém esse tipo de mapa pode ser artístico, no sentido mais amplo da palavra, pois qualquer mapa tem um fundo de arte...
Vejam Manhattan abaixo e mais abaixo o sudeste americano mais artístico ainda.


Do Rio de Janeiro recente temos um trabalho maravilhoso de Victor Castro. Abaixo a versão de 1993, mas eu tenho também um de 1989 e outro de 1965 preto e branco e me parece existir um de 1962 colorido. Se alguém souber de outros, avisem.

Um que estou procurando em meio digital (o link da Biblioteca Nacional está corrompido) é o "Rio de Janeiro Monumental de Carlos Aeninshanslin de 1915", que segue abaixo um único pedaço decente que tenho e ele inteiro ilegível em seguida.


http://bndigital.bn.br/scripts/odwp032k.dll?t=xs&pr=fbn_dig_pr&db=fbn_dig&disp=list&sort=off&ss=new&arg=central+monumental&argaux=central+monumental&use=kw_livre&x=19&y=11
Nos dias de hoje é impensável alguém realizar esse tipo de trabalho, pois o google Earth tende a suprir com louvor a carência desse tipo de mapa, e ainda com atualização constante e possibilidade de facilmente trocar o ângulo de visão dos prédios em 3D disponíveis.

Compare essa vista do google Earth de Nova York com o mapa artístico mais acima.


Claro que as imagens acima ainda deixam muito a desejar, mas é apenas questão de tempo.
[ ]s
Marco Antonio Perna
Veja o Artigo Completo [ 1 comentário ] ( 3830 views ) | [ 0 trackbacks ]






Marco Antonio Perna é engenheiro cartógrafo pela UERJ com mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Possui experiência desde 1992 como consultor/analista de desenvolvimento em geoprocessamento (especialmente projeções, sistemas de coordenadas e processamento de imagens). Começou a trabalhar com informática em 1987 e hoje é analista de sistemas da Faculdade de Engenharia da UERJ, sendo responsável pelo desenvolvimento em internet em C, PHP, CSS, Javascript, HTML, MySql, Feed RSS, Javascript do Google Maps etc.
Últimos Artigos










