Procurar 

Como noto que existe muitas vezes a dificuldade de enxergar onde está o neogeógrafo, montei uma pirâmide para tentar demonstrar minha visão. Vale lembrar que se um engenheiro não cartógrafo resolve fazer um levantamento, comprar bases cartográficas, escolher algum equipamento da nossa área, ele não está se tornando nem neocartógrafo e nem neogeógrafo. Na realidade esse é um problema muito antigo, pois ele está exercendo muitas vezes ilegalmente nossa profissão. Isso não tem nenhuma relação com os "neos". O neogeógrafo é aquele que manipula e faz análise de informação geográfica, e ele faz uso de GIS com bases cartográficas já prontas e funcionando perfeitamente. E são profissionais de nível superior como um médico epidemiologista. Outrora participavam de equipes multidisciplinares com cartógrafos, hoje em dia e mais ainda no futuro próximo eles não necessitam mais do cartógrafo no dia a dia. E inúmeras áreas do conhecimento tem seus neogeógrafos.

Vejam meu texto sobre O Paleocartógrafo e o Neogeógrafo para mais detalhes.

Vejam a imagem da pirâmide e estejam a vontade para opinar e acrescentar profissionais ou mudar a forma.



O usuário leigo é aquele que vê apenas o resultado final já mastigado pelo geógrafo. Claro que essa é uma visão de GIS futurístico. Um mapa por si só precisa apenas do cartógrafo.

Coloquei o neocartógrafo meio de banda....


Quinta, 23 de abril, 2009.

Depois de escrever esse post pensei melhor e agora vejo o neocartógrafo como o profissional sem habilitação que se encaixa no perfil do analista de geoprocessamento, esse sim com habilitação em alguma das duas áreas e especialização na outra.




Permalink  [ 4 comentários ] ( 2188 views )   |  [ 0 trackbacks ]   |  link relacionado

<<Primeiro <Voltar | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Próximo > Último >>


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Opiniões/Comentários



Muito legal a pirâmide, mas .....
Quem produz a informação (cartográfica) nesta figura ?
Ou todos produzem ?

Talvez eu seja um 'paleo'cartógrafo, pois pra mim o processo de codificação da realidade em um mapa, passa apenas pelo 'Cartógrafo' e o 'Usuário Leigo' !

http://www.imagebam.com/image/c6245e33537667

Todo esse 'meio' são visões 'futurísticas' ..... que talvez ainda precisem ser comprovadas cientificamente !

Mas a teoria é interessante !

:)


Ótimo comentário, assim as dúvidas vão sumindo.

Quem produz é o cartógrafo na base da pirâmide e se fosse gerado apenas um mapa esse seria lido pelo usuário leigo ou usuário final profissional. Já a pirâmide representa um sistema de informação geográfica, seja ele um software pronto ou diversos softwares que permitam a informação chegar ao usuário final. Para "colocar" o mapa no computador, com interface com usuário, saída para impressão etc, quem trabalha é o analista de sistema, que faz uso das informações do cartógrafo para tanto. O analista de geoprocessamento é aquele híbrido entre o cartógrafo e o analista de sistema e atualmente cursa especialização em geomática, por exemplo. Em cima deles vem os geógrafos que usam, como sempre usaram, a base cartográfica para manipular e analisar informações geográficas que podem ser densidade populacional ou renda per capita. A única diferença é que agora eles usam o computador e não mais a base em papel.

Já o neogeógrafo é aquele que faz um trabalho parecido com o do geógrafo mas trabalha com sua área específica, como por exemplo epidemias e pandemias de alguma doença contagiosa ou o impacto da concorrência nas proximidades de uma empresa. Acima deles tem o usuário comum que não vai gerar essas informações, mas apenas visualiza-las para entender ou tomar alguma decisão a partir das explicações do geógrafo.

Em situações como no googlemaps, pode-se pular a necessidade do geógrafo ou neogeógrafo, diretamente para o usuário final.



Volpi

Com relação a imagem que você mandou mais abaixo, posso dizer que ela é corretíssima na situação tradicional. E na visão mais moderna, basta você colocar tudo que está acima do cartógrafo na pirâmide dentro da elipse "usuário" da sua imagem.

Imagem do Volpi:
http://www.imagebam.com/image/c6245e33537667


Penso que a evolução das ferramentas aprimora cada profissional e no caso da cartografia ela é essencial. Já a Geografia tende a "desaparecer" pois outros profissionais tendem a absorver com mais eficácia seus conteúdos universais.

 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:


:-)







Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.


Nutricao Clinica

Saude e Beleza Express


Agenda da Danca de Salao Brasileira

Tenha Sua Loja Virtual

Catalogo de Medalhas

DVDs dança de salão


free counters