GlobCover vai permitir estudo aprofundado sobre consequências das alterações climáticas na superfície terrestre.Está disponível na internet, e de maneira gratuita, o mapa mais detalhado do mundo, resultado de um projeto entre a Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com a Universidade Católica de Louvaine, na Bélgica.
De acordo com a agência espacial, o mapa tem uma resolução de 300 metros, como o instrumento MERIS (Medium Resolution Imaging Spectrometer) o que faz com que esta seja a cartografia mais detalhada e ilustrativa da vegetação do planeta Terra e dos acidentes geográficos na sua superfície.
O mapa foi desenhado, durante um ano, a partir dos dados recolhidos pelo satélite Envisat da ESA no período compreendido entre o primeiro dia até ao último dia do ano 2009. Por sua vez, os investigadores da universidade belga e da ESA encarregaram-se de lhes dar uma forma.
A ONU também participa no projeto através da Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e do seu programa para o Meio Ambiente (UNEP).
O mapa vai ser utilizado para atualizar os dados disponíveis sobre os efeitos das alterações climáticas na superfície terrestre e indentificar, com antecedência, em que zonas do globo é provável que ocorra uma emergência.
Permalink [ Escreva seu comentário ] ( 2741 views ) | [ 0 trackbacks ] | link relacionado







Marco Antonio Perna é engenheiro cartógrafo pela UERJ com mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Possui experiência desde 1992 como consultor/analista de desenvolvimento em geoprocessamento (especialmente projeções, sistemas de coordenadas e processamento de imagens). Começou a trabalhar com informática em 1987 e hoje é analista de sistemas da Faculdade de Engenharia da UERJ, sendo responsável pelo desenvolvimento em internet em C, PHP, CSS, Javascript, HTML, MySql, Feed RSS, Javascript do Google Maps etc.
Últimos Artigos










