Procurar 

Em janeiro de 2009 notei e comuniquei a comunidade cartográfica brasileira sobre a base cartográfica utilizada pelo Google Maps na cidade do Rio de Janeiro. Em abril estive em um seminário em São Paulo e tentei questionar o representante da Google no Brasil, mas minha pergunta foi censurada.

Volto a tocar no assunto porque vi um trabalho muito interessante de mapeamento (de pontos de interesse dentro) das favelas feito pelos próprios moradores. Eles utilizam GPS de celulares para georreferenciar atividades comerciais dentro da própria comunidade, como lan houses, bares, postos de saúde, quadras esportivas ou barbearias.

É o Projeto WikiMapa, do Programa Rede Jovem da organização não-governamental Comunitas. Atualmente atendendo as comunidades do Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Morro do Pavão-Pavãozinho, Morro Santa Marta e o Complexo da Maré. A do morro Santa Marta, por exemplo, já possui inclusive acesso à internet por wifi gratuito e não possui mais tráfico de drogas tendo a ocupação pacífica da PM. E eles ainda prestam um serviço que pode ser aproveitado pelo google mapas, já que utilizam a API do googlemaps para exibição do mapa sob os pontos de interesse.





Reportagem 1 (ONG cria site para colocar favelas do Rio no mapa)

Reportagem 2 (A favela está no mapa)


O googlemaps, por outro lado, não mapeia internamente as favelas, mas ao se colocar o nome da cidade "Rio de Janeiro" no campo de pesquisa e clicando no centro do mapa praticamente só aparecem favelas, com nomes de cidades em destaque mas sem quase bairros e com a maioria das favelas. É certo que elas estão ali e são numerosas, mas em diversas visualizações no googlemaps os bairros parecem nem existir. O termo favela nao é politicamente correto, não é utilizado dentro das comunidades e prejudica o turismo e comércio no entorno. Quem será que montou esses mapas ?


O mapa acima está reduzido para caber no blog, mas você pode exibi-lo inteiro clicando nele.

Reparem que no mapa acima, nas cidades do entorno do Rio não aparecem favelas, só no Rio. E nessas cidades também existem muitas favelas. Nenhuma cidade é nomeada da forma "cidade Niterói" e nenhum bairro é nomeado dessa forma também: "bairro Copacabana". Só as favelas tem esse privilégio no google maps...

Nos googles mapas do Rio com escala gráfica onde 113 pixels = 5 milhas, ocorre o descrito acima. Nos mapas com escala gráfica onde 113 pixels = 2 milhas também, com escala gráfica onde 113 pixels = 2 km idem, com escala gráfica onde 113 pixels = 1 km já se equiparam a outros nomes mas ainda prevalecem, com escala gráfica onde 113 pixels = 500 m são mostradas como devem ser mostradas, fazendo sentido nesse caso.

Ao contrário do aspecto benéfico do WikiMapa para os moradores das comunidades, o Google Maps trás prejuízo ao comerciante que desejar indicar seu restaurante ou loja pelo Google Maps. Pois o usuário que verificar a favela ao lado do restaurante não vai se preocupar em notar que esse "ao lado" é mais distante que a distância de sua própria residência para a favela mais próxima. Todos sabemos que o Rio, assim como a maioria das grandes cidades, tem muitas favelas e o carioca sabe onde pode e onde não pode ir, assim como o paulista e outros cidadãos em suas cidades. Logo chamar a atenção para as favelas em mapas com escala pequena não faz sentido, só espanta o comerciante e o usuário. Sob a ótica cartográfica essas comunidades não são maiores que os bairros para terem maior visibilidade que eles próprios.

O único aspecto benéfico desses mapas seria o estudo tático de uma possível guerra entre favelas, porque para guerras internas de nada adiantariam por não conterem mapeamento interno. Em vista disto descobri um site que poderia se beneficiar dos mapas do google.



É o site do jogo War-In-Rio, jogo que faz paródia com o clássico jogo WAR, com a diferença que ao invés de trazer o planisfério, trás o mapa do Rio de Janeiro dividido em Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste e subdividido em favelas. Peraí! Em favelas não, nem esse jogo de parodia faz a divisão em favelas, ele faz a divisão em morros que contém as favelas. Ou seja, até o jogo é melhor montado que os mapas do Rio do googlemaps....

Ou seja, bastava o googlemaps mapear os morros e não mapear indevidamente as favelas em escalas pequenas.

[ ]s
Marco Antonio Perna
Eng. Cartografo/Analista de Sistemas


Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 2307 views )   |  [ 0 trackbacks ]

<<Primeiro <Voltar | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Próximo > Último >>


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:


:-)







Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.


Nutricao Clinica

Saude e Beleza Express


Agenda da Danca de Salao Brasileira

Tenha Sua Loja Virtual

Catalogo de Medalhas

DVDs dança de salão


free counters