Procurar 

Falando em crianças pequenas e grandes, achei esse livro/guia do link abaixo, hoje na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.:

Guia de campo - Orientações e Mapas
http://www.escala.com.br/detalhe.asp?id=9730&grupo=43&cat=280



É uma edição espanhola traduzida e gostei muito do conteúdo. Não achei erros (se alguém achar, avise), apenas generalizações e acho que é uma boa aquisição para um cartógrafo presentear um filho ou sobrinho, pois possui uma beleza gráfica que dá gosto ler.

Tenho certeza de que para qualquer profissional não cartógrafo é de extrema importância ter o conhecimento passado por esse guia. Acredito que mesmo o cartógrafo que pouco trabalha com o tema abordado tenha a obrigação de saber tudo desse guia.

O guia aborda cartografia básica e orientação (que depende dessa cartografia basica). Acho que é uma das mais simples, completa e bem feita publicação sobre nossa área.

Ano retrasado eu tinha comprado o "Fundamentos de Cartografia" do Paulo Araújo Duarte, também na Bienal e já tinha achado interessante. Porém é mais acadêmico e a parte gráfica é bem simples. O público alvo é bem diferente.

Hoje em dia temos vários livros bons sobre nossa área, ao contrário de uns 20 ou mais anos atrás. Porém, na mesma época em que surgem tantos livros, também surgem inúmeros vídeos explicativos, como o sobre latitude e longitude do link abaixo e o sobre rotação terrestre mais abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=RxLrXbGH82A&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=6i0qtbsoy64

Simplesmente não dá para competir com o entendimento obtido em um vídeo bem feito. O único problema é que eles ainda não são sobre tudo e nem todos são bem feitos. No futuro um livro/guia como os citados serão diretamente na internet (ou em pdf, pps ou flash) com vídeos, gráficos animados, narração e mesmo texto e serão lidos em livros digitais e carregados para onde se quiser. Quem sabe um holograma salte da tela com a Terra girando...

[ ]s
Perna

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 1578 views )   |  [ 0 trackbacks ]

<<Primeiro <Voltar | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Próximo > Último >>


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:


:-)







Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.


Nutricao Clinica

Saude e Beleza Express


Agenda da Danca de Salao Brasileira

Tenha Sua Loja Virtual

Catalogo de Medalhas

DVDs dança de salão


free counters