Postei esse artigo originalmente em 10/12/2009, mas agora no final de setembro de 2010 o Google lançou o Google Street View de cidades brasileiras, o que somado com o Google Earth que não precisa mais ter um programa a parte e já funciona assim como o Street View dentro do navegador internet na página do Google Maps, o assunto torna-se pertinente. Chegamos no ponto em que todos que gostam do assunto queriam chegar. O único problema é pedir para que o São Google não fique simplesmente atualizando o Earth e o Street View e sim atualize e de a chance de se escolher o ano em que se quer passear navegar. Pois uma das qualidades dos mapas convencionais (arquiteturais ou outros) é ser um documento histórico de uma momento. Se o Street View tiver essa opção futuramente vai ser o paraíso...
Segue abaixo o artigo original apenas com o acréscimo de um link para um mapa na Biblioteca Nacional e um mapa que eu estava devendo.
.................
O termo "Mapa Arquitetural" é tão raro como a existência desses mapas e o próprio termo caiu em desuso. Obviamente a palavra "arquitetural" refere-se a obras arquitetônicas, prédios, por exemplo. No Rio temos um exemplar datado de 1874, retratando o Largo de São Francisco, no Centro.
Link para o mapa abaixo:
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart175745.pdf

Na foto de Marc Ferrez abaixo podemos ver a Escola Politécnica, que aparece no mapa, no topo do Largo. Essa Escola é o atual IFICS (Instituto de Filosofia) da UFRJ, e alguns anos antes era a Academia Militar.

Notem que nesse mapa do Rio não é usado uma vista dos prédios em perspectiva, e sim a fachada do prédio. Já na capa da revista The New Yorker, abaixo, o mapa arquitetural adquire sua melhor essência visual e arquitetônica.

Porém esse tipo de mapa pode ser artístico, no sentido mais amplo da palavra, pois qualquer mapa tem um fundo de arte...
Vejam Manhattan abaixo e mais abaixo o sudeste americano mais artístico ainda.


Do Rio de Janeiro recente temos um trabalho maravilhoso de Victor Castro. Abaixo a versão de 1993, mas eu tenho também um de 1989 e outro de 1965 preto e branco e me parece existir um de 1962 colorido. Se alguém souber de outros, avisem.

Um que estou procurando em meio digital (o link da Biblioteca Nacional está corrompido) é o "Rio de Janeiro Monumental de Carlos Aeninshanslin de 1915", que segue abaixo um único pedaço decente que tenho e ele inteiro ilegível em seguida.


http://bndigital.bn.br/scripts/odwp032k.dll?t=xs&pr=fbn_dig_pr&db=fbn_dig&disp=list&sort=off&ss=new&arg=central+monumental&argaux=central+monumental&use=kw_livre&x=19&y=11
Nos dias de hoje é impensável alguém realizar esse tipo de trabalho, pois o google Earth tende a suprir com louvor a carência desse tipo de mapa, e ainda com atualização constante e possibilidade de facilmente trocar o ângulo de visão dos prédios em 3D disponíveis.

Compare essa vista do google Earth de Nova York com o mapa artístico mais acima.


Claro que as imagens acima ainda deixam muito a desejar, mas é apenas questão de tempo.
[ ]s
Marco Antonio Perna
Veja o Artigo Completo [ 1 comentário ] ( 3742 views ) | [ 0 trackbacks ]
"O dia 21 de Junho foi instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como "Dia Mundial da Hidrografia". O objetivo deste Dia é permitir a divulgação da relevância da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) e dos serviços hidrográficos dos Estados-membros, em prol da segurança da navegação e da proteção do meio marinho.
A OHI é uma organização que desenvolve trabalho na melhoria da cobertura hidrográfica e cartográfica, e na uniformização das especificações, símbolos, estilos e formatos utilizados em cartografia e publicações náuticas."
Fonte: Hidrográfico.
http://www.hidrografico.pt/dia-mundial-hidrografia.php
Veja o Artigo Completo [ Escreva seu comentário ] ( 1729 views ) | [ 0 trackbacks ] | link relacionado
4 de junho, Dia do Engenheiro Agrimensor.
Veja o Artigo Completo [ Escreva seu comentário ] ( 1758 views ) | [ 0 trackbacks ]
Hoje NÃO é o dia do engenheiro cartógrafo. É dia do CARTÓGRAFO. E, claro, o engenheiro cartógrafo comemora seu dia. Mas é o dia de muitos cartógrafos da antiguidade, que não eram engenheiros formalmente falando.
[ ]s
Perna
CARTOGRAFO (engenheiro é mero detalhe)
***********************
O Dia do Cartógrafo foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado no Brasil.
O fato se deu em 27 de abril de 1500, segundo o Calendário Juliano utilizado na época, quando Mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da Baía de Cabrália - atual Porto Seguro.
O documento foi enviado à corte juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, na data corrigida para o atual Calendário Gregoriano, 6 de maio.
Fonte: IBGE.
Veja o Artigo Completo [ Escreva seu comentário ] ( 1771 views ) | [ 0 trackbacks ]
ReproduçãoIdealizado pelos designers Rahul Mahtani e Yofred Moik, do programa de Design Industrial da Universidade de Syracuse, em Nova York-EUA, o envelope personalizado traça a rota da carta do endereço do remetente até o do destinatário – utilizando o googlemaps.
Veja o Artigo Completo [ Escreva seu comentário ] ( 3285 views ) | [ 0 trackbacks ]
Opiniões/Comentários
Prezado Marco Antonio, os mapas antigos do Rio podem ser encontrados no arquivo da Web:
http://web.archive.org/web/20071212065048/www.brazilbrazil.com/riomaps.html





Marco Antonio Perna é engenheiro cartógrafo pela UERJ com mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Possui experiência desde 1992 como consultor/analista de desenvolvimento em geoprocessamento (especialmente projeções, sistemas de coordenadas e processamento de imagens). Começou a trabalhar com informática em 1987 e hoje é analista de sistemas da Faculdade de Engenharia da UERJ, sendo responsável pelo desenvolvimento em internet em C, PHP, CSS, Javascript, HTML, MySql, Feed RSS, Javascript do Google Maps etc.
Últimos Artigos










