Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

Acho a frase completamente infeliz. Claro que vendo o Leandro Azevedo e a Stefany Brito eu poderia concordar, mas logo me lembro do cabide e da panqueca, que mesmo com Chocolate seria um exagero no Foxtrote. Aliás, o Leandro repetiu diversos passos que Fred e Ginger eternizaram nas telas e mesmo a pegada mais exagerada caiu bem. Estão de parabéns. Ou seja, qualquer pegada definitivamente não. A frase infeliz obviamente foi do jurado técnico.

Eu cresci vendo Fred Astaire na Sessão da Tarde e comecei a dançar em academia em 1993. Fiz Jaime e João. Muitos dos passos de bolero atuais foram inspirados em filmes de Fred Astaire que Jaime Arôxa pesquisava quando começou a dar aula. Mas, mesmo assim eu não me sentiria a vontade em ser júri técnico de Foxtrote. Júri técnico só encararia em Samba de Gafieira, Bolero, Soltinho, Forró, Lambada-zouk, tango e valsa. Salsa não, por não ser fã e não conhecer bem todas as variantes. Nem é necessário dançar bem para ser júri técnico, tem é que saber realmente os passos e a essência da dança. Foxtrote nem pensar em julgar, pois acho que teria que saber o que realmente é, conheço uns passos, dançaria num salão, mas não conseguiria dizer se todos os passos mostrados no faustão hoje são ou não do Foxtrote. Acho essencial saber realmente o que é, no momento em que essa dança não existe em nossos salões para que não se perca a identidade dela. É uma dança que atualmente no Brasil se mistura com nosso Bolero, o que faz com que não seja uma dança de salão boa para se colocar numa competição que também tem bolero. Primeiro porque ninguém vai encontrar bailes e academias com ela. Não vai trazer benefício de aumento de aulas. Segundo e principalmente porque para o leigo completo não vai ter diferença para o bolero e confundir mais ainda.

Falando em Chama na dança. A colocação da jurada técnica Fernanda de que se equivale a dificuldade de aprendizado e apresentação entre os sexos é uma tecla batida e repetida, acho até que ela já falou isso antes. Não estou discordando por ser homem e ter tido muita dificuldade. Eu tendo me colocado como observador desde 1993, o que eu vi foram mulheres crescendo rapidamente na dança em muito maior quantidade percentual que os homens. Um cavalheiro sem ritmo não tem dama normal que coloque no ritmo. Já uma dama sem ritmo é colocada no ritmo por um cavalheiro normal. Um cavalheiro que não sabe conduzir não vai fazer nada no salão. Uma dama que não conheça passos vai ser induzida a faze-los por um cavalheiro normal. Por outro lado acredito que seja equivalente a dificuldade entre bailarinos (ballet, jazz, dança moderna etc), pois cada um aprende a bailar e não tem condução masculina como no salão de baile.

Eu não colocaria Foxtrote na dança dos famosos. Uma dança indiana ou paso doble não vejo problema por não confundirem a cabeça das pessoas como a comparação de bolero e foxtrote que falei acima. E apesar de não trazer benefício direto para as nossas academias, serve de entretenimento sem gerar confusões.

Nota 5 para o júri técnico. Julgo eles e não os famosos.

Rio, 01/07/2012
Marco Antonio Perna

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 1557 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$