Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 



Artigo recente do jornal O Globo informa que existem 217 bustos ou estátuas de homens célebres espalhados pela cidade do Rio de Janeiro, mas apenas 13 mulheres têm o mesmo tipo de homenagem.
A explicação mais rápida e simples é de que mesmo tendo atualmente uma grande inserção feminina em todas as áreas, a maioria das estátuas são antigas e com isso contemplam uma história mais repleta de homens célebres. Porém o artigo mostra que mesmo nos últimos 20 anos a maioria das novas homenagens foram masculinas, apesar de também poder ser explicado facilmente pelo fato de referenciarem tempos mais antigos.

Cientes disso a Secretaria de Conservação e a Secretaria de Patrimônio Cultural do Rio lançarão um concurso, aberto à votação popular pela internet, para escolher a próxima personalidade feminina homenageada com um busto ou estátua.
A comunidade da Dança de Salão aproveitará a oportunidade para sugerir uma homenagem a professora Maria Antonietta Guaycurus de Souza, figura popular falecida em 2009 e que foi umas das personagens mais importantes da nossa dança de salão carioca. Ideia essa que tive imediatamente ao ler o artigo no Globo e que imediatamente iniciei sua divulgação.

Um dos locais possíveis é a Praça Tiradentes em frente a gafieira Estudantina, pois foi nessa casa onde Antonietta se tornou mais conhecida, sugestão essa de Leonor Costa.

Como escultor posso sugerir Otto Dumovich que é responsável pela maioria das estátuas modernas ligadas a música aqui no Rio de Janeiro. É dele a estátua de Pixinguinha na travessa do Ouvidor e várias outras como por exemplo de Braguinha, Cartola e Dorival caymmi. Nada mais natural que o artista que criou uma orquestra de estátuas, crie uma que dance ao som dela. Fica meu convite e sugestão.
As atuais representantes femininas de bronze são:

- Chiquinha Gonzaga (Passeio Público, no Centro)
- Ana Néri (Praça Da Cruz Vermelha, no Centro)
- Carmen Gomes (Praça Paris, na Glória). Cantora lírica, fez sucesso nos anos 1930 com repertório italiano. Fez parte da embaixada artística que acompanhou Getúlio Vargas à Argentina
- Vera Janacopoulos (Praça Paris, na Glória). Cantora lírica, natural de Petrópolis. Após sua morte, em 1956, foi fundado no Rio o Círculo de Artes Vera Janacopoulos.
- Carmem Miranda (Praça Carmem Miranda, na Ilha Do Governador)
- Clarisse Lage Índio Do Brasil (Largo dos Leões, no Humaitá). Carioca, foi baleada em 1919 por um desconhecido na rua, o que ajudou a aumentar a fiscalização sobre venda e porte de armas.
- Imperatriz Leopoldina (Quinta Da Boa Vista)
- Maria Augusta (Avenida Pepe Lopes, na Barra Da Tijuca).Construiu o primeiro quiosque da praia da Barra. Os dados de sua biografia são escassos.
- Zuzu Angel (Estrada Lagoa-Barra, em São Conrado)
- Sarah Kubitschek (Praça Sarah Kubitschek, em Copacabana)
- Princesa Isabel (Av. Princesa Isabel, em Copacabana)
- Ana Carolina Da Costa Lino (Laranjeiras). Estudante de 18 anos assassinada na saída do Túnel Santa Barbara, em 1998.
- Imperatriz Tereza Cristina (Praça Itália, no Centro)

Mais informações sobre Antonietta em:
www.dancadesalao.com/antonietta

Publicado no yahoogrupos.com.br em 09/03/2012
http://br.groups.yahoo.com/group/agdance/message/7679

Marco Antonio Perna
08/03/2012



REPERCUSSÃO na mídia

Leia a página abaixo direto no jornal Falando de Dança, online.
http://issuu.com/dancenews/docs/ed_60_para_visualiza__o_de_tela/16






Leia a página abaixo direto no jornal Falando de Dança, online.
http://issuu.com/dancenews/docs/ed_55_completa_para_leitura





Leia a página abaixo direto no jornal Falando de Dança, online.
http://issuu.com/dancenews/docs/ed_59_completa_para_leitura






Leia a página abaixo direto no jornal Falando de Dança, online.
http://issuu.com/dancenews/docs/ed_68_completa_para_leitura/17



Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 388 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$