Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

Obaaa! Estou super feliz. Já sou professor de dança e não sabia. Nada da chatisse de aprender didática, nada de ficar aprendendo técnicas novas. Agora é só chegar na frente dos alunos e se balançar de tudo quanto é jeito que dá pra ganhar um trocado.

Falando sério. Você já ouviu falar dessa “dança solta” que está aparecendo na TV até na Ana Maria Braga ? Pois é, nada mais é que a descoberta pela mídia do maior segredo de polichinelo da dança mundial. A dança "solta" é a mesma coisa que se faz no aquecimento antes de uma aula de dança, ou em coreografias (nesse caso sem coreografia?!?) de músicas como Macarena. É a coisa mais velha do mundo, pode-se fazer o movimento que quiser. É dança com certeza, mas nao é nada novo ou que necessite de aula para que se aprenda. Aula de dança solta só se for para exercício... Nem precisa saber dançar pra ensinar. Qualquer professor de educação e física pode e deve dar essa aula porque o esforço e movimentos necessitam mais de adequação física do que de talento.

Mas, verdade seja dita, o prof. Mineirinho de Maceió, que conheço de internet tem mais de 10 anos e sei que é um dos muitos incansáveis batalhadores de nossa dança, teve o mérito de estar no lugar certo, na hora certa e aproveitar a oportunidade. Garanto que mesmo sabendo que não é novidade alguma, qualquer professor de dança gostaria de ter dado a sorte de ter os seus 15 minutos da fama que o Mineirinho está tendo de graça. De graça porque ensinar a dança solta obviamente não requer nenhuma capacidade, salvo aeróbica e carisma.

Veja a aula no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=b6s4ZyVPVW4


A única danca solta que inventaram aqui no Brasil (que eu me lembre) foi a Cabassa de João Carlos Ramos na década de 1990. Era solta mas com movimentos identificáveis e coreografados o que dava sentido em ter aula.

Torço para que o Mineirinho aproveite bem o momento e saiba usar esse espaço obtido na mídia para trazer mais pessoas para a dança de salão. Sim, porque o indivíduo entra para a dança solta e depois passa a conhecer a dança de salão. É mais uma porta de entrada que se bem aproveitada pode gerar benefícios para nosso meio.

Aliás, é como eu sempre disse, tem que facilitar a vida dos pretendentes a dançarinos. Se todo mundo ensinasse no primeiro mês de aula o dois prá lá (e pra cá), a desistência inicial dos alunos diminuiria e mesmo os que desistissem iriam conseguir dançar esse mínimo no salão. Mas hoje eles desistem e saem sem conseguir dançar absolutamente nada. Se esse mundo de gente que desiste soubesse dançar o mínimo teríamos mais lugares para dançar a dois.

Rio, 21/10/2010
Marco Antonio Perna

Publicado no jornal Falando de Dança 37, novembro/2010
http://issuu.com/dancenews/docs/jfd_037/09

Permalink  [ 1 comentário ] ( 1645 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



Isso nada mais é que uma aula de ritmos com outro nome. Quaqluer um que saiba um minimo de dança e tenha coordenação consegue dar uma aula dessas.

 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$