Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

Bem, volto novamente ao assunto por notar que continuamos com problema em nomear as danças de salão. Vamos lá.

Quando alguém fala que está dançando samba, o que a maioria da população mundial imagina ? Você errou se pensou no nosso samba de salão carioca. A maioria pensa na dança que chamamos de samba no pé, com a imagem de uma passista de escola de samba na mente. É essa a dança que descende diretamente do batuque e da umbigada. Logo Samba é Samba no Pé. Mas, como estamos no ambiente da dança de salão, como chamaremos nosso samba dançado a dois ? Simples, Samba de Salão, que é o nome correto porém genérico. Claro que por simplificação chamamos apenas de Samba, porém temos que ter em mente que é uma simplificação por estarmos no ambiente dança de salão. Se formos em uma quadra de Escola de Samba, próximo ao Carnaval, e pedirem para dançar um samba, é claro que estarão se referindo ao Samba no Pé.

Voltando ao Samba de Salão, falo genérico porque qualquer variante, como o samba paulista, pode ser chamado de Samba de Salão. Assim temos que recorrer aos antigos dançarinos cariocas. Os dançarinos “da antiga” (muitos já morreram) chamavam de samba estilo gafieira, porque se referenciavam aos passos acrobáticos praticados no samba de salão dançado em uma gafieira (pensamento errado se lembrarmos dos Estatutos da Gafieira). Mas essa denominação de gafieira como estilo de dança pegou e num dado momento os Paulistas estavam chamando nosso samba de salão apenas de “Gafieira”, o que é completamente errado (mas eles continuam, endossados até por profissionais cariocas sem estudo ou preocupados apenas com o ganha pão imediato).

Tivemos então que nomear nosso samba de salão carioca como Samba de Gafieira. Assim unimos o útil ao agradável, afinal, mesmo tendo existido gafieiras em outros Estados, as mais famosas são as cariocas e nosso samba de salão assim mereceu um nome que o distinguisse de outras danças: SAMBA DE GAFIEIRA.

Outro ponto importante é que São Paulo possui um samba de salão muito peculiar que eles chamam (ou chamavam) de Pagode. Para especificar, chamaremos de samba pagode paulista, samba porque é samba e paulista porque é paulista, mesmo que eles mesmos não chamem por esse nome completo. Afinal, nós também não chamamos o nosso Samba de Gafieira de Samba de Gafieira Carioca, mas seria esse o nome completo de nosso samba. Segue um link do youtube com o Samba Pagode Paulista. Reparem que o samba no pé dançado nas preliminares não é do samba pagode, não esqueçam que em um Samba de Gafieira também podemos inserir Samba no Pé.


http://www.youtube.com/watch?v=GwDkSElK6nI


O Samba Pagode Paulista tem um passo básico bem diferente e se movimenta com algo parecido com o puladinho. E é só isso, mais nada. Em uma apresentação, dançarinos profissionais acrescentam Samba no Pé e passos acrobáticos genéricos. Muitos iguais aos que usamos no Samba de Gafieira de show, sendo que a maioria foi importada do Rock da metade do século 20.

Outra dança de salão paulista que está fazendo muito sucesso é o Samba Rock. Vejam o prof. Moskito dançando:


http://www.youtube.com/watch?v=FEiE_5-5-PQ



Nos dias de hoje, acredito, o Samba Pagode Paulista está desaparecendo, sendo engolido por nosso Samba de Gafieira e pelo Samba Rock. O Samba Rock é uma variante de Swing, como dança, e pode ser dançado não só com o tipo de música samba rock, como também em sambas e até em músicas onde dançaríamos Soltinho aqui no Rio.

Outro erro que está sendo perpetuado é com relação as primeiras escolas de dança de salão do Brasil. Leiam meu texto a respeito no link abaixo:

http://www.dancadesalao.com/madame/

Rio, 19/09/2010
Marco Antonio Perna

Publicado no jornal Falando de Dança 36, Out/2010
http://issuu.com/dancenews/docs/jfd_036/09

Permalink  [ 1 comentário ] ( 1690 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



Maravilhosa ideia esses videos.

Parabéns abraços.

 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$