Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

Hoje, 25/07/2010, assisti conformado a vitória da Fernanda Souza na Dança dos Famosos, do Faustão. Conformado porque, apesar da minha torcida por Sheron Menezes e de ter a certeza que ela é a melhor dançarina, devo admitir que o Marcelo Grangeiro (que conheço desde 2003 e considero um ótimo profissional) pisou na bola na coreografia do Paso Doble. Ele não mostrou a essência desse tipo de dança e fez muitos movimentos de outros ritmos. E não foi por falta de aviso, pois diversos outros participantes perderam pontos por esse mesmo motivo em diversas ocasiões. Admito também que Sheron e Marcelo deram uma bobeada num pequeno erro no Samba de Gafieira.


http://www.youtube.com/watch?v=SmaZVangRZw


Mas, fora isso, fico triste ao perceber que ela não tinha a menor chance. O carisma e o teatro prevaleceram e a Fernanda, que é fraca como dançarina, deu um banho em carisma e interpretação.
Nunca houve uma final desse concurso onde a dicotomia do carisma e técnica, ou plástica da dança e interpretação estivessem tão evidentes. Sheron, linda e possuidora de um extraordinário talento para a dança de salão onde a técnica e a beleza plástica dos movimentos imperam, enfrentando Fernanda, dona de um extraordinário talento de interpretação e com grande carisma. Como declarei antes, minha preferência sem dúvida é a Sheron, mas eu tenho uma visão técnica que só quem pratica dança de salão tem. A maioria da população não vê detalhes. Aliás, nem o jurí técnico do Faustão é capaz de avaliar tão bem a dança de salão. Eles não tem o olho treinado para esse tipo de dança. Fora, claro, Carlinhos e Jaime e o Violla que tem se superado, admito.

Nesta final as notas foram dadas por dois júris, o artístico (Paola Oliveira - campeã da Dança em 2009, Artur Xexéo, Rodrigo Hilbert - campeão em 2007, Joyce Pascowitch e Luís Maluf) e o técnico (Hilda Bittencourt, Carlinhos de Jesus, J.C.Violla, Ivaldo Bertazzo e Maria Pia Finocchio), pelo auditório e pela votação nacional.


http://www.youtube.com/watch?v=-Tc56J89s70


Não me conformo é com a tragédia anunciada dessa edição da Dança. A Sheron foi prejudicada em vários domingos onde dançava primeiro e alguém do jurí artístico dizia que estava dando 9 porque tinha ainda que avaliar os próximos e nos próximos, mesmo piores, davam 10. Pior ainda foi o jurado artístico de hoje, o Luís Maluf, que teve a coragem de dizer que viu mais gafieira que samba na apresentação da Sheron. Esse cara não pode ser chamado para nada de dança. Não sei o que ele entende de samba, mas essa frase foi a pior que ouvi até hoje. Ou ele teria dito mais samba que gafieira ?? Não importa. Imaginemos que ele se refira ao samba de gafieira quando fala gafieira, como erradamente os paulistas fazem. Então o que é samba na visão dele ? Samba no pé ? Se for, também não mata a charada porque não tocou samba de carnaval, e era para se dançar em par, no salão. Será que foi porque deram uma sambada no meio ? A Fernanda também deu e é plenamente plausível sambar separados alguns segundos no meio de uma apresentação de samba de gafieira. Será que ele achou que tinham muitos passos aéreos ? O pagode paulista de show só tem passo aéreo e foram sugados do samba de gafieira e do Rock, será que ele pensou na dança (fraca) pagode paulista ou na dança samba-rock (que é completamente distinta e lembra mais um soltinho) ?. Por mais que eu tente entender não consigo. E mesmo que ele explique só vai confirmar que não entende nada. Simplesmente um incompetente.

Voltando a dicotomia, Sheron também foi prejudicada pelas músicas selecionadas para ela, que foram muito piores que as selecionadas para a Fernanda. Será um complô astral para beneficiar a Fernanda ?
Apesar de ter achado que Sheron e Marcelo tenham dançado o verdadeiro samba de gafieira e não ter visto nada desabonador (fora o pequeno erro), não me empolguei com sua apresentação de samba, aliás nem a da Fernanda que gostei menos ainda. Mas mesmo assim a coreografia da Sheron foi muito complexa e com todos os passos representativos de nosso samba de gafieira.

O que é mais importante na dança ? Técnica ou interpretação? Beleza plástica ou carisma ? Para mim o mais importante é o que a Sheron representa, mas fica claro a preferência do público após essa edição da Dança do Faustão. Já tínhamos noção disso, pois os nossos dois maiores referenciais da dança de salão representam perfeitamente essa dicotomia, gerando revoluções mágicas no últimos 25 anos. Talvez a dança de salão brasileira não chegasse onde está sem eles. Um promoveu a divulgação de nossa dança de uma maneira nunca vista, por seu carisma e interpretação e o outro uma nova visão de formação técnica e profissional, pela beleza plástica e técnica de seus movimentos. Não podemos deixar de ter nenhum. Fernanda tem dança para musicais e Sheron para apresentações sérias de Samba de Gafieira ou Tango.

Marco Antonio Perna
Rio, 25/07/2010

Publicado no jornal Falando de Dança 34, agosto/2010
http://issuu.com/dancenews/docs/jfd_034/18

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 361 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$