Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 



Sinopse: "Reviva o fenômeno Sob a Luz da Fama com novas paixões e novos parceiros em 'Sob a Luz da Fama: O Poder da Paixão'. Tudo que Kate Parker sempre quis era dançar na Academia Americana de Balé, mas como ela não foi aceita, ela aprende que talento natural não basta para quem vencer no mundo da dança. "

Surpreendente!! Na realidade não por ser um filme excepcional, mas sim por sair do lugar-comum do filme onde uma bailarina conhece rapaz dançarino de hip-hop ou dança de rua e através da troca de experiências se aperfeiçoam e se apaixonam, ou o contrário... Ou ainda aquele grupo com aquele cara especial que vai participar de um campeonato de hip-hop ou coisa parecida... Digam a verdade. Quantos filmes com descrição semelhante vocês já viram nos últimos anos ?

Bem, outra característica bem interessante é que esse filme tem no título a idéia de continuação de Sob a Luz da Fama (Center Stage), que foi um dos melhores filmes de ballet dos últimos anos, muito requisitado por amantes de ballet, nas locadoras. Isso ajuda na promoção do filme, é claro. Mas logo no início nota-se que a única semelhança é a escola de ballet e a audição para ela (vou chamar de peneira, em homenagem ao filme "Linha de Passe"). Após a peneira tudo muda, nada do que é esperado para esse tipo de filme ocorre. O casal que se forma, dança ballet e dança de rua sem dificuldades. No final do filme o tão esperado clímax e mais não posso dizer sem tornar esse texto um spoiler. Ah, sim, o excelente bailarino Ethan Stiefel e Peter Gallagher marcam presença no elenco mantendo os únicos elos de ligação com Sob a Luz da Fama 1, seus personagens Cooper Nielson e Jonathan Reeves, respectivamente.

Mas, o mais importante do filme para nós não foi o tango "show" dançado pelo casal protagonista em uma cena, mesmo porque o Sílvio Santos já provou, na sua dança com as estrelas, que bailarinos podem aprender rapidamente tango e fazer uma excepcional apresentação, embora se fossem dançar no salão propriamente dito, seria pavoroso. O mais importante no filme (além da perseverança, que é ponto comum na maioria dos filmes de dança e não lembro se existe um único onde isso não seja importante) é uma particular característica que na dança de salão é importantíssima: A sintonia entre um casal, a paixão que pode ser transmitida quando vemos o casal certo dançar. Não adianta técnica nem beleza se não houver a tão sonhada química. E para nós da dança de salão ela é importante para todos, não só para os profissionais de espetáculo, mas também e quiçás mais ainda para o dançarino comum do salão. Essa talvez seja a mensagem mais importante de Sob a Luz da Fama 2.

Enfim, um ótimo filme, com uma história diferente e que talvez não venha a ser tão importante na prateleira de DVDs como é o Sob a Luz da Fama 1, mas pelo menos merece ser colocado nela, ao contrário de muitos filmes de dança que tem surgido e que a gente só coloca nela porque é doido por dança.

Página do filme clicando aqui.

Artigo publicado em Jun/2010 na edição 32 do jornal Falando de Dança, do Rio de Janeiro.
http://issuu.com/dancenews/docs/jfd032/07

Rio de Janeiro, 11/03/2009 e revisado em 11/04/2010
Marco Antonio Perna

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 376 views )   |  [ 0 trackbacks ]   |  link relacionado


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$