Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 



Triste fico. Fico e como fico. Não sei se não tomei conhecimento desse ótimo curta de animação na época do lançamento por não estar frequentando o meio do tango aqui no Rio ou por não estar prestando atenção aos bons lançamentos na área de animação.

Esse lindo curta foi lançado em 2006 na França e não sei como não ganhou nenhum prêmio importante, afinal, a comunidade de animação sabe a dificuldade de ser fiel ao movimento humano e isso torna-se um desafio numa animação de dança e especificamente no tango.

Fiquei sabendo através da coluna da Cora Rónai no "O Globo", de 22/12/2008, onde ela indicava e dizia se tratar de animação stop-motion. Quando li fiquei supercurioso, afinal, stop-motion é uma das técnicas mais antigas e trabalhosas, com resultados maravilhosos ou pavorosos. O filme King Kong de 1933 chegou a ganhar prêmios com a animação em stop-motion da briga do gorilão com os dinossauros. Hoje essas cenas são bizarras... Recentemente outros diretores usaram a técnica, como no filme de "massinha" Wallace e Gromit e no ótimo filme "O Estranho Mundo De Jack"


Porém ao assistir o curta vi que não poderia ser stop-motion. Estava perfeito demais, com cara de animação digital. Se for stop-motion é obra de gênio, mas não acredito que seja, ainda mais que só achei uma referência não confiável a respeito na internet e dezenas de referências não falando em stop-motion. É animação digital mesmo, mas se alguém conseguir uma prova, por favor, informe.


O curta retrata como um trágico acidente não pode impedir um casal de se enlaçar num tango ("a tragic accident cannot stop a couple from embracing the tango", talvez o jogo de palavras explique a confusão com stop-motion). Aliás o tema acidente e dança é recorrente no lixo "Rumba".

A dança, o tema, o clima, tudo remete ao tango argentino. Acertaram a mão, embora eu esteja começando a achar que em tango é difícil errar na mão, só nos pés...

Está na hora de alguém fazer algo cinematográfico para o nosso samba de gafieira.

Vocês podem ver o curta em:

http://www.entusbrazos.fr/

Rio de Janeiro, 01/08/2009
Marco Antonio Perna

Artigo publicado em Jul/2010 na edição 33 do jornal Falando de Dança, do Rio de Janeiro.
http://issuu.com/dancenews/docs/jfd_033/20


Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 2524 views )   |  [ 0 trackbacks ]   |  link relacionado


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$