Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

Aproveitando a volta do debate em torno do samba e excelentes comentários na nossa Lista de Discussão, aproveito para comentar novamente sobre o Quadrado no Samba de Gafieira. (leiam meu livro para comentários anteriores).

Em primeiro lugar o Quadrado nunca foi o passo básico do samba de gafieira. Ele foi uma ferramenta didática importada de danças como a valsa em vários momentos de nossa história e tem o mérito de segurar o aluno na academia por dificultar seu aprendizado e seu crescimento na dança.

Em segundo lugar, é bom esclarecer que muita gente confunde o Quadrado com o chamado "quadrado fechado", que nada mais é que uma variação do Passo Básico do Samba, ou até mesmo o próprio Passo Básico na maioria dos casos e tem a forma de um retângulo com um lado bem maior. Quando alguém fala em quadrado logo muita gente pensa no Quadrado Fechado e sai em defesa. O único problema do Quadrado Fechado é justamente o nome, pois quadrado é quadrado e se for fechado ou aberto deixa de ser quadrado. Seria mais correto chamar de Retângulo e não causaria confusão com o famigerado Quadrado, mesmo porque o Passo Básico parece um retângulo com um lado bem maior, sob uma ótica, embora pareça uma linha sob outra.

O famigerado Quadrado é péssimo para o crescimento do aluno se for a primeira coisa que ele aprender e continuar até estar dançando realmente, porque provavelmente ele nunca estará dançando realmente. Por outro lado vemos todas as "aberturas" do Quadrado quando alguém desliza pelo salão fazendo apenas o Passo Básico. Isto é óbvio, tendo em vista que o Passo Básico é um retângulo e na movimentação utilizamos a mesma idéia da movimentação no Quadrado. Só que não existe o bloqueio mental imposto pelo Quadrado e o aluno flui sem traumas.

Com o Passo Básico normal o aluno é orientado a ter liberdade de direção e movimento, já no Quadrado ele fica preso ao movimento "quadrado", e é isso que inconscientemente atrapalha o seu desenvolvimento na dança. Só quando se liberta dessa prisão que o aluno deslancha, e aí eu pergunto: Pra quê utilizar um passo básico como o Quadrado se o Passo Básico normal e suas pequenas variações resolvem tudo sem aprisionar o aluno ? E ainda por cima quando ele realmente estiver dançando nunca mais vai fazer o Quadrado ? Mostrem-me um único casal (que saiba dançar) num baile no Rio fazendo o Quadrado! Quem pensar em dizer que tem, com certeza estará pensando no Quadrado Fechado/Retângulo.

E não venham me mostrar algum dançarino profissional dançando maravilhosamente o Quadrado no salão, de caso pensado, porque isso não demonstraria absolutamente nada, pois esse dançarino poderia estar fazendo o "cabide" ou a "panqueca" que não iria indicar que seriam passos que qualquer um aprenderia e ainda por cima que ficariam bonitos. Aliás, a maioria de vocês sabem que passos correspondem aos nomes que citei ? Isso é um bom exemplo da razão de precisarmos uma padronização. Embora esses por serem passos de show provavelmente devem ter os mesmos nomes em todos os lugares e por serem passos aéreos não poderiam estar num Syllabus, mas nada impede de entrarem numa padronização mais simples, que é o mínimo que precisamos.

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 4689 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$