Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 



Emissão Conjunta Brasil e Cuba: Samba e Son

Texto do edital de autoria de Marco Antonio Perna:

Son
O Son, ritmo que se originou nas comunidades rurais da região oriental da Ilha de Cuba, na segunda metade do século XIX, tem em sua formação ritmos africanos e letras de estrutura européia. O Son é o pai de quase todos os ritmos cubanos e é a origem da Salsa. Nessas comunidades ocorreram circunstâncias socioeconômicas e fenômenos culturais afro-hispano-cubanos, mais os ingredientes provenientes do Haiti, que formaram o ?caldeirão? musical do Son. Já nas últimas décadas desse século, se concretizou o gênero musical e entrou nas ruas da capital oriental, onde estabeleceu para sempre sua sonoridade. O ritmo começou a se tornar popular nos carnavais de Santiago, a partir de 1892. O Son se inseriu como parte da formação da nacionalidade cubana, inicialmente rechaçado pelas classes mais altas (como o samba no Brasil), na década de 1920.

Dança-se com os pares enlaçados. Para produzir a sua música emprega-se uma ampla gama instrumental. Originalmente, os instrumentos usados no Son eram o?Tres?, instrumento rústico de três cordas duplas e uma caixa de madeira, o símbolo do Son até hoje, e o violão, que foi uma manifestação concreta da cultura hispânica, o bongô, as maracas e a clave, normalmente tocadas pelo cantor, e a marímbula e a botija, que foram substituídas pelo contrabaixo nos centros urbanos.Com a disseminação do ritmo e adesão de novos conjuntos musicais registrou-se variação nos instrumentos utilizados na produção do som, criando-se nova sonoridade.

Em Cuba, sua fusão com uma grande diversidade de gêneros tem dado lugar a diversas combinações, como o bolero-son, o son-cha, o guajira-son, o son-pregón, son-montuno e o afro-son. Do mesmo modo, tem produzido inevitáveis interações entre diversos tipos do contexto internacional e o caribenho, entre os quais se destaca o movimento da salsa, gênero musical em que a influência do Son é evidente tanto na sua estrutura quanto nos instrumentos musicais utilizados.

Samba
O Samba surgiu no final do século XIX descendendo diretamente do batuque africano, mas foi somente no início do século XX que se firmou como música e como dança com grande influência do maxixe (fusão da habanera cubana, e da polca), porém ainda sofria perseguição pelas elites (como o Son). Na primeira metade do século XX dividiu-se em samba para o carnaval e o samba para o resto do ano ou meio do ano. O samba para o carnaval se tornou o cartão-postal do Brasil e seus instrumentos mais característicos são a cuíca, o pandeiro, o violão, o cavaquinho, o reco-reco e o surdo. Sua dança, o Samba-no-Pé tem como expoentes máximos o mestre-sala e a passista durante um desfile de carnaval.

O batuque africano era dançado em filas ou em rodas com sapateados e quebradas e, sendo o ritmo acompanhado por palmas, ocorria por quase todo o Brasil. Sua dança é denominada umbigada, tradução da palavra africana semba. Além do batuque, existiram, em diversas regiões do Brasil, o jongo e o partido alto, precursores do samba, atualmente quase inexistentes.

Desde o século XVII, no Brasil, já se dançava ao ar livre danças de origem portuguesa, espanhola (fandango, tirana) e ameríndia, que com a influência do batuque africano e da polca européia geraram o ?caldeirão? musical brasileiro e o maxixe, grande influenciador do Samba.

O Samba para o resto do ano gerou variações como o samba-canção, o pagode, o samba-rock e a bossa nova e acrescenta outros instrumentos característicos como o trombone de vara, e outra dança, no caso de par enlaçado, o Samba de Gafieira, chamado dessa forma por ser a gafieira carioca um ambiente tradicional de dança de salão, que é a mais importante dança de salão brasileira por sua complexidade e formação histórica. Como música o Samba de Gafieira é identificado por orquestrações e metais. Tocado tradicionalmente por orquestras, tem como instrumento mais comum o trombone de vara.

A exemplo do Son, o Samba é um ícone na cultura brasileira e que também (como o Son), influencia e é influenciado, atravessando fronteiras para ser internacionalmente reconhecido.

Marco Antonio Perna
Pesquisador


Veja em:
http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/selos_2005/selos2005_14.cfm




Publicado no livro "200 anos de Dança de Salão no Brasil - vol. 1"

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 1453 views )   |  [ 0 trackbacks ]   |  link relacionado


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$