Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

O antigo sonho do dançarino Carlinhos de Jesus de montar um musical com sua própria companhia realizou-se agora.

No dia 4 de outubro de 2002 a Cia de Dança Carlinhos de Jesus fez a estréia nacional do espetáculo PÉ NA ESTRADA no Teatro Municipal de Niterói (rua XV de Novembro 35 - Centro).

Veja a crítica após a sinopse.

Sinopse - O Espetáculo
Chegou a hora, façam as malas pois vamos fazer uma viagem diferente, nada cronológica e nem tão pouco geograficamente correta. Esta viagem já foi adiada muitas vezes em razão até de outras viagens, mas agora ela se torna uma realidade. Nas malas estão guardados sonhos, lutas, dificuldades e muitas alegrias. Esta será uma pequena história da Cia de Dança Carlinhos de Jesus. Muitas passagens extraídas da realidade, outras, uma breve fantasia. Ela retratará um pouco os 16 anos desta companhia de dança que tem uma experiência muito grande em eventos, convenções, exposições, lançamentos, festivais, e que de tanto ter sido cobrada pelos amigos, bailarinos e o público interessado em assisti-la, resolveu contar sua história, escrita através da experiência adquirida com os pés na estrada, por este mundo que jamais imaginava conhecer, pisar e muito menos dançar. A Cia de Dança Carlinhos de Jesus, hoje reconhecida por sua representatividade cultural , por retratar com fidelidade as danças populares brasileiras, vem agora trazer para o palco o que antes só era conhecido nos salões: a dança de pares, de salão, de terreiro. Danças estas que não eram executadas nos grandes palcos e espetáculos e que, pioneiro, Carlinhos de Jesus trouxe ao conhecimento do grande público. O desejo do grupo com isto é mostrar um pouco da nossa ginga, malemolência e a alegria da cultura genuinamente brasileira.

Fotos (dancadesalao.com) de Marco Antonio Perna.


Carlinhos de Jesus e Marcello Moragas.


Dani Galper e Bruno Barros.


A Cia Carlinhos de Jesus.



Crítica
Maravilhoso espetáculo de dança de salão produzido em 26 dias. É verdade que ele vinha sendo construído desde o primeiro show de Carlinhos muitos anos atrás. Como a sinopse explica, o espetáculo é a junção de muitas coreografias de shows que a Cia fez desde sua criação, amarrados por representações, falas e brincadeiras de Carlinhos e sua equipe. O resultado não poderia ser melhor, a presença de palco de todos e das coreografias foi excelente e engrandecida pelo ótimo trabalho de iluminação (Sérgio Machado). As coreografias de Carlinhos de Jesus, Marcello Moragas e Bruno Barros são irretocáveis. Bruno, um talento em especial, mostrou também seu excelente nível como dançarino. O espetáculo apresenta ainda os dois filhos de Carlinhos, Tainah de Jesus e Dudu de Jesus, engraçadíssimos, fazendo juz ao nome, afinal, Carlinhos além de dançarino é um excelente comediante. Em uma das coreografias é feita homenagem à Estação Primeira de Mangueira, onde Carlinhos ganhou vários prêmios pela comissão de frente, onde são apresentadas resumidamente as comissões de frente que ganharam prêmios.
Realmente, falar fica um pouco difícil, o melhor é assistir e presenciar o maravilhoso bolero dançado por Carlinhos com o som de um saxofonista ao vivo (Heber Miguel), ou ainda ver os pézinhos da Tainah toda de branco ou de cangaceira, a bolsa do Dudu de "Boneca" afetada, o Bigode travestido dançando com Carlinhos, Dani Galper de Carmem Miranda, Dani Aguiar de Porta Bandeira, Sheila Ferreira de passista (é claro), Bruno dando um show no sapateado, Kilve Costa jogando capoeira, e tantas outras passagens que dá vontade de rever o espetáculo.
Na área ao lado do teatro está sendo realizada uma exposição sobre Carlinhos de Jesus aberta de 10 às 19h, até 3 de novembro de 2002, com reportagens, prêmios, caricaturas, figurinos etc.

Marco Antonio Perna, 4 de outubro de 2002.

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 1232 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$