Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

Abaixo segue minha crítica sobre o espetáculo "O Homem, A Mulher e a Musica" de Jaime Arôxa, em 22 de maio de 2000.
Por ser uma mensagem de email não tem acentuação e foi escrita rapidamente para a postagem em nossa lista de discussão, sem revisão.
May 22 00:55:37 2000
Subject: Teatro - Jaime Aroxa – Critica

O Homem, A Mulher e a Musica
Espetáculo da Cia. de Danca Jaime Aroxa
Local: Teatro Cacilda Becker

Oi, Pessoal!

Entrei no Cacilda Becker com a "obrigacao" de encontrar defeitos, primeiro por causa de outras criticas minhas, segundo porque a minha formacao e' Jaime e por isso iriam dizer que eu estava sendo parcial.

Comeca o espetaculo. Jaime tem sorte de a temperatura estar agradavel, o que nao ocorreu em outros espetaculos nesse teatro, devido a epoca do ano. No espetaculo do jaime nao precisei ficar do lado de fora esperando, as portas abriram cedo. O acaso contribui para o bem-estar do espectador.

Comeca entao o show, com um inicio bem teatral. Homens e mulheres representam o espirito da criacao e descrevem a trajetoria do ser humano ate' chegar na necessidade da danca de salao. Bingo, eis minha chance, em certo momento eles sao bastante obcenos. Mas hoje em dia isso passa na TV no horario nobre, o que fazer ??

O show se desenrola. Jaime entra e comeca a falar, e como fala... continua o mesmo, a musica de fundo acaba e ele continua falando, qualquer dia se candidata ou vira pastor...

Logo se nota a ideia de vender a danca de salao para os neofitos. Otimo, bom para nos todos.

Comeca a parte de shows de danca. Que que eu vou falar, to careca de ve-los dancar, prefiro me abster. Mas eis que Paulo e Ursula comecam a dancar um "bolero" ao som de La Belleza de Marta Sanchez. Prato cheio, eu detesto essa musica e nunca entendi porque o jaime gosta tanto dela. Mas os dancarinos sao maravilhosos e dancam bem qualquer musica. O show continua, valsa, lambada, salsa, nada a dizer, os dancarinos sao otimos. De repente surge "Cotidiano" de Chico Buarque, um show. Depois um baile inspirado no filme "O Baile". Ta' muito dificil achar alguma coisa, o que vou fazer, vao me chamar de jaimete. Comecei a notar que eu estava cada vez mais animado.

No final do Baile e' feita uma parodia maravilhosa em relacao ao bailes reais e ao pessoal que fica jogando dama pra cima querendo se mostrar, ao som de A Volta da Gafieira com a Marrom. Mostraram os pes-de-chumbo tambem, palmas para nosso colega, o maravilhoso Caesar Nijinsky em performance magistral, nao dava para perceber o grande dancarino que ele e' e nos relata pela lista, muito bom ator mesmo...

Veio a milonga, o tango valsa e o tango, maravilhosos, mas sera' que o jaime vai terminar o espetaculo ai'?? Seria um momento de pouca euforia do show, por causa do tango mesmo, apesar da otima performance do jaime. Mas nao, surge outras dancas: o samba maravilhoso da Dani e da Raquel, a coreografia de Fibra, etc. Outro ponto alto, o "bolero" latino dancado por jaime e briane, muito, muito sensual e musical. O show termina e eu estou mais alegre, batendo palmas, nao levantei, mas com certeza foi porque eu ja' conheco de longa data o trabalho do jaime e nao me espantei, mas o publico todo levantou aplaudindo.

E' isso que eu espero de um espetaculo. Sair leve, feliz. Se nao for assim eu vou pegar no pe' sempre. Quem assistiu esse espetaculo maravilhoso do jaime pode te-lo como referencia de como se faz um show de danca de salao. Juro, nao e' tietagem nao. A unica coisa que eu reclamaria, se me perguntassem, foi a duracao, um pouco longa e sem intervalo.

Esse show entra para a historia da danca de salao carioca, junto com Salao Brasil, Grease, Mistura e Manda e o show de malandro do samba do Carlinhos de Jesus.

[ ]s
Marco Antonio Perna

PS.
Quando falo de danca de salao, nao preciso ser um grande dancarino, nem coreografo, mesmo que achem que nao tenho competencia, nao me incomodo, pois nao existe, infelizmente, um padrao na nossa danca de salao e nao tem ninguem certo ou errado. Mas meu trabalho caminha pela seriedade e muita pesquisa, coisa que muitos criticos nao fazem.

Afinal, o Galvao Bueno vive falando de futebol e ele nao e' tecnico, nem jogador, nem juiz. Se bem que ele podia se calar na F1...

Quando falo de danca moderna ou ballet, falo como leigo, mas o leigo tem que sair feliz do show, a nao ser que seja um show p/ reflexao.
Confesso que meu padrao para criticar musicalidade esta' muito alto, em um limite utopico, tanto que mesmo os dancarinos do jaime, que tem muita musicalidade, achei que nao tiraram 10. E isso nao quer dizer que eu consiga transformar em movimento a musicalidade que meu cerebro percebe.

Profissionais de danca moderna ou ballet, que nao estejam dentro da danca de salao, nao devem criticar danca de salao nos itens tecnica e melodia, graca, etc. Quando muito eles podem dizer se foram felizes ou nao. Se fizerem alguma critica nos itens tecnicos, devem especificar a visao de danca que eles tem. E' o que eu faco quando falo de dancas fora da danca de salao. Sao dancas muito diferentes.

Publicado no livro "Samba de Gafieira - a História da Dança de Salão Brasileira"



Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 1512 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$