Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

No final da minha adolescência tive o prazer de ler o livro Fernão Capelo Gaivota. Ficou claro para mim a necessidade de sempre buscar algo maior naquilo que fazemos. Claro que para uma gaivota o mais importante é voar, mas para Fernão não bastava só voar. Era necessário transceder limites.

Para Laura Flores (que não era uma gaivota) o mais importante era dançar. Como Fernão, também sentiu a necessidade de transceder limites. Ela nasceu (em 1977) e aprendeu a dançar em Florianópolis. Na década de 1990 a dança de salão, como conhecemos hoje, ainda engatinhava em Floripa levada por dançarinos cariocas. Laura buscou então a fonte do conhecimento. Cresceu, virou referência em sua cidade e continuou rompendo limites.

Lembro quando a conheci, por volta de 1999, no curso para professores do Centro de Dança Jaime Arôxa, no Rio de Janeiro. Ela ainda era apenas Laura mas, dançando, tudo já eram flores. Em 2000 disponibilizei um vídeo dela dançando rock no salão do Clube Sírio e Libanês, com seu parceiro Luiz. Uma pequena amostra de quem foi Laura Flores. Veio o primeiro Baila Floripa em 2002 e Laura continuava transcendendo como dançarina, professora de dança de salão e dona de academia de dança. Foi assim até aproximadamente 2005. Mas nem tudo na vida são flores!

Recentemente escrevi uma crítica para o filme "A Time For Dancing" e inicio com um parágrafo que escrevi pensando na vida de Laura: "Todos esses exemplos de superação ou escolha de caminhos perdem o sentido, pois a protagonista é extremamente talentosa, está no lugar certo, na hora certa e quer ser uma grande bailarina. Não tem que superar preconceitos, não está tentando agradar nem provar nada a ninguém. Todos gostam dela e não tem inimigos. Tem o corpo perfeito para a dança, e é bonita. Ou seja, nada para impedir o sucesso iminente, a não ser o destino. Muitas vezes fatores externos nos fazem escolher caminhos diferentes e mesmo desistir de sonhos. Mas no caso dela o fator é interno, o que a faz perceber que tudo na vida tem seu tempo e que não podemos sempre ter o controle. Devemos sempre encarar esses momentos tentando ser o mais feliz possível, fazendo o que pertencer a esse momento da melhor maneira possível".

Laura, como Fernão, encontrou sua parede de rocha quando sobreviveu à Síndrome de Susac, uma vasculite cerebral raríssima. Ela já sabia da doença, mas quando seu equilíbrio foi afetado, por volta de 2005, tudo parecia acabado. Uma gaivota sem asas? A partir desse momento a carreira de dançarina profissional chegava ao fim, pois a síndrome a impede de ter o controle de corpo necessário para a dança. Com o passar dos anos Laura superou as dificuldades entendendo que seu corpo material apenas a impedia de dançar profissionalmente. Hoje, Laura ainda tem sua academia de dança de salão em Florianópolis e encontrou outros caminhos dentro da dança. E ela já dança novamente em seus bailes.

Em 10 de julho de 2013, Laura lançará o livro "Dança das Flores - a bailarina que perdeu o equilíbrio", no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. Onde conta um pouco de sua história e sua experiência com a síndrome. Um livro para ler e pensar em nós mesmos. Pois hoje estamos voando, mas amanhã podemos estar sem asas.

Rio de Janeiro, 20/06/2013
Marco Antonio Perna
Artigo publicado na edição 70 do jornal Falando de Dança, de julho de 2013
http://issuu.com/dancenews/docs/ed_70_completa_para_leitura/11

Veja mais detalhes da história de Laura Flores, fotos e links de vídeos e entrevistas dela abaixo:




Vídeo da apresentação no Clube Sírio e Libânes no Rio de Janeiro em janeiro/2000. O vídeo foi disponibilizado para download no dancadesalao.com no ano 2000 e em 2007 transferido para o youtube.
http://www.youtube.com/watch?hl=pt&v=w4xlIclK83g&gl=BR

Entrevista na Record em 06 de maio de 2013
http://ricmais.com.br/sc/record-news/a-vida-segue--_--5-de-maio--_--parte-1/

Projeto do Livro:
http://catarse.me/pt/floreandocomlaura

Site da academia:
http://www.lauraflores.com.br/

Crítica do filme: A Time For Dancing http://www.dancadesalao.com/atimefordancing.php

Citada no livro:
http://www.dancadesalao.com/download/dspf3-1-5.pdf

Artigos de Laura Flores no dancadesalao.com:
A dança e seus benefícios
Forró: uma febre...um ritmo contagiante!

Artigo de Keyla Barros
http://www.dancaempauta.com.br/site/eu-danco/danca-das-flores-a-bailarina-que-perdeu-o-equilibrio/

Laura nasceu em 05 de dezembro de 1977, em Florianópolis. Em 2005, sobreviveu à Síndrome de Susac, uma vasculite cerebral raríssima. Graduou-se em Educação Física e Esporte pela Udesc. Tornou-se precocemente, professora universitária na Unisul, Palhoça e Tubarão. Começou a dançar ainda criança, ballet e jazz infantis, demonstrando sempre grande aptidão pela arte.

Laura começou na Dança de Salão aos 18 anos, em Florianópolis. Posteriormente aperfeiçoou-se com diversos profissionais do Brasil e mundo. Tais como Jaime Arôxa, Jomar Mesquita, entre outros grandes profissionais, participando inclusive do I Encontro Internacional de Dança de Salão (RJ) em 1995.

Conheceu seu primeiro e único parceiro profissional, Luiz Kirinus, nesse período e desenvolveram trabalho juntos, através de aulas de dança de salão e de shows, inclusive montando academia própria, o Centro de Dança Luiz e Laura. Separaram-se em 2005, foram cerca de 10 anos de parceria.

Juntos, em Florianópolis, foram pioneiros em diversas atitudes e em introduzir certos serviços como: realização de coreografias com instrumentos musicais em dança de salão (pandeiro e saxofone), coreografia com boneca, coreografia de dança de salão com dança do ventre, utilização do conceito de prestação de serviços em dança de salão ministrando cursos em diversos pontos da cidade etc.

Realizaram performances das mais diversas características entre espetáculos remunerados ou beneficentes em prol de entidades carentes. Realizaram centenas de apresentações entre festas, congressos, aniversários, grandes shows de bandas, espaços culturais, hotéis, teatros, festivais, mostras de dança etc.

Como professores de dança de salão, possuíam experiência com públicos diversos, podendo-se citar entre eles: academias, núcleo de pacientes cardíacos, grupos de terceira idade, turmas de crianças, associações, clubes, empresas, hospitais, pousadas etc.

Luiz e Laura buscavam incessantemente informações empíricas e acadêmicas, no intuito de prosseguir sua formação permanente em dança de salão. Tiveram como grande mentor, Jaime Arôxa, com o qual faziam aulas a cada seis meses na cidade do Rio de Janeiro, nos cursos promovidos para profissionais de dança de salão. Formaram-se também com outros profissionais da dança de salão e com profissionais de outras áreas da dança como ballet clássico, teatro, dança-afro etc.

Recebeu como bailarina diversos prêmios e participou em muitos eventos, como o Festival de Dança de Joinville, a Mostra de Dança de Florianópolis, Congresso Mundial de Salsa entre diversos outros grandes nomes. Possui, atualmente, o Centro de Dança Laura Flores.

Rio de Janeiro, 2012
Marco Antonio Perna


Luiz Augusto e Laura Flores. Fotos do Curso para Professores do
C.D.Jaime Arôxa - RJ - julho/1999



Apresentação de Luiz Kirinus e Laura Flores de Florianópolis. II Encontro Dançante Interestadual do dancadesalao.com - 2001




Fotos da I Mostra de Danca de Salao de Florianopolis. Renata Verani, Clarisse Nunes, Rosita Melo, Alexandre Melo, Marco Antonio Perna, Luiz Kirinus e Laura Flores, todos da ACADS (exceção de M.A.Perna) no coquetel precedendo ao baile de confraternização no dia 30/4/2002.


Fotos da I Mostra de Danca de Salao de Florianopolis. Gracielle, Clarisse, Daniel, Alexandre, Rosita, Laura, Renata e Sheila.


Fotos da I Mostra de Danca de Salao de Florianopolis. Samba "Samba Rasgado". Laura Flores e Luiz Kirinus, coreografia de Cristovão Christianis. Florianópolis.
Fotos da I Mostra de Danca de Salao de Florianopolis, promovido pela ACADS (Associação Catarinense de Dança de Salão) no dia 01/05/2002 - 20:30, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis-SC.


Salsa "No me abandones", de Luiz Kirinus e Laura Flores. Luiz e Laura Grupo de dança de Salão. Florianópolis. Fotos da I Mostra de Danca de Salao de Florianopolis.


Apresentação de Luiz e Laura no II BailaFloripa - 2003.


Fotos da II Mostra de Dança de Salão de Florianópolis (BailaFloripa). Realizado pela ACADS de 1 a 3 de maio de 2003.

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 2618 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$