Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

Lançado em 2002, só em 2012 assisti na versão em inglês sem legendas. Não consegui achar legendas nem em inglês. Acredito que não tenha sido lançado no Brasil. Já assisti inúmeros filmes de dança e filmes de outras áreas com temática parecida. Ou seja, poderia-se trocar o tema “dança” que a história fluiria perfeitamente. Porém, para quem pratica dança, ver um filme sobre dança parece mexer com algo internamente de uma maneira que não ocorreria se o tema fosse outro com a mesma história. A entrega do dançarino é tão grande que faz com que fiquem mais reflexivos com qualquer coisa sobre o tema.

No excelente filme “Center Stage” vemos a destruição que devasta uma dançarina que é extremamente talentosa, está no lugar certo, na hora certa, com tudo encaminhado para tornar-se uma estrela, mas o que menos ela quer é ser bailarina. Vemos também a linda menina que não se encaixa nos padrões técnicos do American Ballet e entende que pode sim ser uma estrela de primeira grandeza, mas somente se mudar de estilo de dança, pois seu talento não é para o ballet que ela tanto amava e sim para o jazz. Existia também a bailarina acima do peso e a superalta que tiveram que entender que não tinham o físico adequado para o ballet profissional.

Em “O tempo certo para dançar” todas esses exemplos de superação ou escolha de caminhos perdem o sentido, pois a protagonista é extremamente talentosa (Jules, a personagem), está no lugar certo, na hora certa e quer ser uma grande bailarina. Não tem que superar preconceitos, não está tentando agradar nem provar nada a ninguém. Todos gostam dela e não tem inimigos. Tem o corpo perfeito para a dança, e é bonita. Ou seja, nada para impedir o sucesso iminente, a não ser o destino. Muitas vezes fatores externos nos fazem escolher caminhos diferentes e mesmo desistir de sonhos. Mas no caso de Jules o fator é interno o que a faz perceber que tudo na vida tem seu tempo e que não podemos sempre ter o controle, mas devemos sempre encarar esses momentos tentando ser o mais feliz possível, fazendo o que pertencer a esse momento da melhor maneira possível.

Alguns não acreditam em sorte, azar e nem destino. De certa maneira, realmente, nós fazemos nossa sorte, pois sem jogar na loteria fica bem difícil de ganhar (mas sempre podemos achar um bilhete premiado no chão). Na vida temos que nos empenhar, procurar desenvolver nossos talentos, estar atentos às oportunidades que surgem e mudar o rumo quando necessário. Mas, mesmo fazendo tudo de maneira perfeita e exemplar sempre existe o imponderável.

Lembro de uma notícia algum tempo atrás de um jovem de comunidade pobre, inteligente, educado, com mãe catadora de latas e que com muito esforço, dedicação e talento, estava para se formar em primeiro lugar na turma e já tinha sido objeto de reportagem um ano antes por seu exemplo de vida e que de repente levou uma bala de um assaltante morrendo na hora, mesmo não reagindo. Você pode não acreditar em sorte, mas o que esse rapaz teve no final foi muito azar. Já no tempo de vida que estava reservado a ele, a felicidade e tudo o mais não foi sorte, e sim esforço e dedicação.

Fico feliz em notar que meu tempo de assistir filmes de dança não passou e que só depende de lançarem sempre bons filmes como esse. Filmes para rir, chorar, pensar, odiar, mas principalmente, bons filmes para assistir.

Se você não chegou a conclusão alguma ao ler minha crítica e acha que falei de tudo menos do filme. Veja e reflita você mesmo.
E sempre tenha em mente que tudo na vida tem seu tempo...

Rio de Janeiro, 2012
Marco Antonio Perna

Postado no yahoogrupos.com.br em 25/05/2013
http://br.groups.yahoo.com/group/agdance/message/7725

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0242953/

Sinopse: Desde sua primeira aula de dança aos seis anos que Sammy e Jules são amigas. Sammy adora dançar, mas Jules tem verdadeira paixão pela dança e busca realizar seu sonho de estudar em Julliard. Nenhum obstáculo pode impedi-la de alcançar seu objetivo. Quando tudo se encaminha perfeitamente, uma notícia inesperada muda completamente seu Norte. Mesmo diante de um futuro incerto, Jules segue em frente ainda com maior empenho e determinação.

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 2183 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$