Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

A crítica abaixo eu escrevi dia 19/02 e ontem, 27/02 a Natalie Portman ganhou o Oscar de melhor atriz por sua atuação nesse filme.
_______________

Mãe, por que me mostraste Chopin em seus velhos discos de vinil ? Por que me levaste ao cinema ver Fantasia ? Minha mais antiga memória clássica. Por que me fez assistir Lago dos Cisnes na TV em preto e branco ? Para que eu, quando crescesse, não fosse ao Municipal contigo ? Para que quando ligasse eu não tivesse paciência ao telefone ? Para eu colecionar DVDs de ballets e nunca assisti-los ? Por quê ?

Não sei. Mas, por mais ingratos que alguns de nós, filhos, possamos ser no dia a dia, te agradeço por ter-me apresentado esse mundo. Mundo esse que não consigo transmitir à sua neta. Ou, pelo menos acho que não. Talvez algum dia eu me surpreenda. Talvez eu esteja me cobrando muito.

Cisne Negro (Black Swan) é um pouco isso e muito mais. Ver Natalie Portman irreconhecível, aliás como sempre. Basta lembrá-la em O Profissional, Goya ou Guerra nas Estrelas. Bom ver também Winona Ryder que literalmente passa o bastão para Natalie no filme. E para mim, fora das telas também. Winona sempre foi bonita e seus filmes ótimos de assistir. Mas, Winona sempre foi “reconhecível”. Natalie porém, transcende em interpretação.

O filme é literalmente uma visão do Lago dos Cisnes. Seu trailer, fotos e críticas ao mesmo tempo nos cativa e nos deixa com medo de assisti-lo. Medo de não estar preparado para um drama tão denso. Do início ao fim imaginamos quando a desgraça vai acontecer. Sim, porque é um Drama com D maiúsculo. Quando o tão esperado clímax ocorre você perde o medo. Compreende. Entristesse. No final você sai pensativo do filme. Ainda bem que a vida não é um Lago dos Cisnes, pensamos.

Mas, será que não é ? Muitas vezes criamos problemas onde eles não existem. Ou pelo menos os amplificamos indevidamente. Se não temos consciência disso, só nos resta pedir ajuda.



Posso não ver minha coleção de ballets, mas a minha coleção de filmes de ballets e de dança, vi todos. Cisne Negro não é um filme que se assemelha com nenhum outro de dança ou ballet que eu me lembre. É um filme denso, introspectivo, complexo, mas inacreditavelmente simples. Talvez o maior problema de outros filmes de ballet seja não ter uma atriz com a carga dramática de uma Natalie e que também dance maravilhosamente. Natalie parece à vontade no papel de protagonista do Ballet. Sua biografia relata que teve aulas de dança dos 4 aos 12 anos e tem treinamento em ballet, jazz e sapateado. Para o filme treinou arduamente por pelo menos um ano. Porém, no filme, não se vê longas sequências de danca de corpo inteiro. Ela aparece em ponta em tomadas à distância e noutras com graciosos movimentos de braços, inerentes ao Lago dos Cisnes. Em algumas cenas poderiam usar dublê, em outras não, a menos que tenham usado computação gráfica. Aparentemente foi ela mesma quem dançou todas as cenas. Aos olhos de leigo em ballet que sou, Natalie dançou lindamente. Dançou infinitamente melhor que o talento dramático da maioria das protagonistas de filmes de ballet/dança. Tiro desse balaio Leslie Caron, de quem sou fã.

Rio de Janeiro
19/02/2011
Marco Antonio Perna

Publicado no jornal Falando de Dança 42 de abril de 2011
http://issuu.com/dancenews/docs/ed-42---completa-para-leitura/04

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 2374 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$