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Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


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Quem possui meu livro ou já teve paciência de fuçar o dancadesalao.com todo, já deve ter notado que gosto de arte e especialmente de caricaturas e temas de dança. Vou iniciar com este texto uma série voltada a dança de salão retratada nas diversas manifestações de arte.
Como estréia resolvi colocar algumas imagens de estatuetas/esculturas de barro, bem ao estilo de nosso Nordeste, já que a maneira mais simples de se fazer imagens é a utilização do barro.
A propósito, na verdade uma estatueta de barro não é uma escultura e sim uma modelagem, embora seja uso comum e normal o termo escultura. O ato de esculpir é a retirada de pedaços de determinado material e não é possível recolocar algo retirado. Na modelagem o artista molda, tira e põe o material da maneira que achar melhor. E no caso das estatuetas de barro, elas já são o produto inicial da modelagem e o final ao mesmo tempo. Pois o único processo normal pelo qual elas passam é o forno.





A primeira estatueta é de Plinio de Moura e tem 17 cm de altura. Reparem que ele retrata um casal dançando algo lento, sem a postura de braço de dança de salão.







A segunda estatueta é do artista nordestino Amaro Rudrigues e tem 12,5 cm de altura, 5 cm de largura e peso de 400g. Vocês podem notar na imagem um erro comum dos artistas que é a inversão da posição dos braços e mãos dos dançarinos em relação ao normal da dança de salão.







A terceira estatueta eu comprei numa loja de presentes em Laranjeiras no Rio de Janeiro e tem 5,5 cm de altura. Desse tipo existem muitas sendo vendidas pelo Brasil afora em formato até de jogo de xadrez nordestino. Também ocorre inversão da postura de braços e mãos.

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Marco Antonio Perna

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