Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

Prezados
É com grande pesar que comunico o falecimento de Maria Antonietta Guaycurus de Souza, dia 07/04/2009 na parte da manhã, aos 82 anos incompletos, de infarto. Velório na Estudantina no mesmo dia às 17h, Rio de Janeiro - RJ. Enterro às 10h do dia 08/04/2009 no cemitério do Catumbi.

A missa pela Maria Antonietta será segunda feira próxima (13/04/2009) às 18 horas na Igreja de Santo Antonio (Rua dos Inválidos), Rio de Janeiro - RJ.
Vejam a entrevista que fiz com ela três meses atrás: Vídeo: Maria Antonietta nas Telas - 16/01/2009
Visitem o site dela: site

Rio de Janeiro, 09/04/2009

Início de 2009, acordo e digo para mim mesmo: "Esse mês sai as entrevistas de vídeo para meu site que faz tempo quero fazer". Escolho Antonietta e em seguida Carlinhos de Jesus, e tinha (e tenho) a intenção de entrevistar várias outras personalidades da Dança de Salão. Idéia antiga, desde que entrevistei Trajano para meu livro e pouco tempo depois ele morreu. A sensação que tive foi de não ter prestado a real homenagem à ele e à Dança de Salão, pois não gravei nem áudio e nem vídeo. A partir de então decidi realizar entrevistas em vídeo para documentação da história da Dança de Salão.

Devo admitir que minha primeira entrevista foi pensada devido a idade da Antonietta. Não vou fazer de conta que não pensei que ela poderia morrer, afinal ela já tinha 81 anos e vários problemas de saúde, inclusive os problemas cardíacos que culminaram no infarto. Mas não esperava que fosse acontecer três meses depois da entrevista. Minha mãe morreu em novembro de 2007 e desde então tenho "arrumado a casa" para evitar surpresas, daí a vontade de registrar a história sem deixar para depois.

Infelizmente essa preocupação deu certo logo de cara com a mestra. Segundo a família dela, tinha um mês que Antonietta não estava nada bem do coração (problema que já existia tinha um bom tempo) e uma semana antes do infarto fatal ela foi internada no Hospital Souza Aguiar, com muito bom atendimento, relataram. Mas na última semana já não existia esperança. Mesmo com os problemas de saúde a mestra não deixava de ir na Estudantina, cerca de um mês antes ainda ia. Os filhos tentavam convence-la a se cuidar, em ter assistência e diminuir os bailes, mas Antonietta era teimosa, não vivia sem dança. Nessas horas o dilema entre deixá-la feliz indo aos bailes ou em casa se tratando triste é bem complicado. Mas talvez compense mais a felicidade.



Com relação a entrevista, por sorte, uma profissional de TV canadense, que tinha adquirido meu livro, contactou-me e fiquei de apresenta-la às personalidades da Dança de Salão carioca para um documentário sobre Samba de Gafieira que ela estava começando a realizar. Ela decidiu gravar logo algumas entrevistas mesmo antes de começar a fase de filmagens, pois apesar de ainda estar na fase de captação de recursos não se poderia perder a oportunidade estando no Rio. Fomos então no apartamento de Antonietta onde a mestra estava bem aparentemente (haviam me dito que a saúde já estava bem ruim), elétrica como sempre. Até pensei que novamente era um alarme falso e para nossa felicidade ela ainda ia dançar muito. Ela deu um depoimento aberto, sem pudores, durante cerca de uma hora. Falou do câncer de anos atrás e como o venceu. Falou detalhadamente sobre o estupro que sofreu ainda moça aqui no Rio. Enfim, foi Maria Antonietta como eu e muitos conheceram, autêntica e sem preconceitos. Em seguida, aproveitando, fiz a minha entrevista, meio de sopetão, mas pelo menos consegui fazer, mesmo que tenha sido bem curta.

Sinto a felicidade de te-la conhecido ainda em forma. A primeira vez que a vi ao vivo foi na Domingueira do Circo Voador em 1993 ou 1994. Anos depois comecei a frequentar os bailes da Escola de Dança Maria Antonieta (que levava o nome dela e pagava esse uso a ela) e Antonietta quase sempre estava lá. Em 1997 comecei a militar no meio profissional, lancei meu site (dancadesalao.com - Agenda da Dança de Salão Brasileira) e comecei a pesquisar para meu livro. Nessa época a conheci pessoalmente e minha maior alegria foi quando ela começou realmente a saber meu nome, alegria de tiete. Desde então criei o site dela (www.dancadesalao.com/antonietta). Fui várias vezes em seu apartamento pesquisar para meu livro e para o próprio site dela e ela sempre de portas abertas e colaborativa. Homenageei-a em bailes que promovi e tive ela como professora no evento que realizei, o Salão Rio Dança, em algumas das edições realizadas. Foi também madrinha no meu casamento realizado no próprio salão da Escola de Dança Maria Antonieta, alugado como salão de festas na ocasião.

Encerra-se um ciclo na Dança de Salão carioca. A mestra mais do que a professora de Jaime Arôxa ou Paulo Araújo, foi e sempre será o grande símbolo da Dança de Salão do Rio de Janeiro. Pois apesar de amazonense ela chegou adolescente ao Rio e aqui aprendeu a dar aulas de dança. Também nunca foi a grande dançarina de bailes, sempre foi a grande professora de dança de salão, ativa durante décadas e mantendo a chama do ensino da dança acesa.

Na próxima edição do jornal Falando da Dança escreverei uma mini-biografia, chamada técnicamente de obituário, mas prefiro chamar de mini-bio. Nessa edição teremos várias outras matérias a respeito dela, afinal, será também o mês do aniversário da mestra.

O artigo publicado no jornal Falando da Dança, citado acima:
http://issuu.com/dancenews/docs/ed-19---completa-para-leitura/06

[ ]s
Marco Antonio Perna

Permalink  [ 3 comentários ] ( 2421 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



O desaparecimento físico de Maria Antonieta é uma realidade dura.
Tenho certeza que no local onde esta, certamente os anjos já retiraram suas asas para ela poder abraça-los e assim poder dançar com eles a alegria, a esperança e eternizar sua vida, sua Estudantina.
Todos ficamos um pouco mais pobres sem o seu talento, mas a lembrança e a importância do seu trabalho serão fatores de crescimento para todos que amam a dança de salão.

Um abraço, Adalberto Petrolini Carvalho. - 08/04/2009

Agradeço a informação e é com muita tristeza que todos nós recebemos esse comunicado, pois a alegria e a energia da nossa grande Mestra nos contagiava e sempre levantava o nosso astral.
Simpática, perseverante, comunicativa e sempre alegre, passava para todos que qualquer pessoa sem preocupar-se com a idade, poderia aprender a dançar e assim, conseguiu melhorar a qualidade de vida de muitos idosos que não tinham mais perspectivas e nem saíam de casa e, ao vê-la transmitindo tanto poder e energia, aderiram à dança de salão e fizeram um grande círculo de amizades, saindo assim, da solidão.
E, ainda, os jovens que só dançavam outros ritmos, foram também conquistados para a dança de salão e dão um show em todos os locais por onde passam.
Saudades, Maria Antonieta, você profissionalizou muitos dançarinos que passaram por você e hoje transmitem essa energia para todos nós.

Que Deus esteja contigo e abençõe a todos nós.

Muito obrigada, Marco e um grande abraço,

Eliana Teixeira - 08/09/2009

Que Deus ilumine e seja iluminado na presença desta grande personalidade e representação da dança, Rezamos para iluminar sua alma e que a família tenha boas energias para essa perda insubstituível.

 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$