Home - Início | Voltar | Entre em Contato


Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.


Procurar 

Para quem não viu, a Dança dos famosos apresentada no Faustão consistiu em apresentações competitivas de uma danca por final de semana com casais formados por um(a) dançarino profissional e um(a) ator/cantor/atleta(famoso).

No primeiro final de semana o casal composto pelo Oscar, ex-jogador de basquete, desistiu ainda nos treinos e por essa razão não houve eliminação de ninguém que chegou a se apresentar.

A produção do Faustão recomendou aos dançarinos/professores que as apresentações deveriam ser do estilo de palco, ou seja, com pegadas, poses, caras e bocas.

Ficou claro também a intenção de colocar famosos com os mais diversos biotipos e formação de vida. Exemplo foi o do Oscar que desistiu por achar muito dificil a "dança de salão" que ele iria apresentar. Todos os outros famosos tinham formação artística e isso facilitou a permanência deles.

A Fabiana (comediante, a gordinha) demonstrou que qualquer um pode aprender a dançar. Fato que já sabemos, mas o público em geral podia ter dúvidas. Participação nota 10 dela. O Marco Aurélio, par dela na competição, está de parabéns também. Conheço tem muitos anos e fico feliz pela sua evolução profissional. Sua formação foi Jaime Arôxa.
O Felipe Dylon precisa aprender a dançar, ele como cantor deveria se preocupar em se apresentar bem em qualquer palco. Precisa se dedicar muito para chegar em algum lugar com a dança.

A Daniela Escobar está de parabéns. Ela demonstrou como uma mulher comum pode aprender a dancar. Não fez nada de mirabolante mas está pronta para enfrentar qualquer salao de baile pela vida. Foi o casal que melhor dançou o samba de gafieira, com movimentação e passos de salão mesmo e não o show de pegadas dos outros casais. Também foi deles o bolero mais salão dançado. O Edson Carneiro demonstrou um bom discernimento entre show e salão e preferiu o salão, o que gostamos mas ele saiu por causa disso.

O Alexandre Barilari apesar de toda a dificuldade de um cavalheiro que não sabe dança de salão, demonstrou extrema facilidade para dançar. Claro que não se compara com o desempenho das damas. A dificuldade masculina na DS (dança de salão) é extremamente maior. Só por essa razão ele ter chegado na final já é uma grande vitória. Será um grande dançarino se for dedicado a DS. A Aline Phiro é dançarina desde pequena. Começou na academia Jimmy do Méier e depois foi para o corpo de dançarinas do Faustão. É uma excelente dançarina, ótima professora e coreógrafa (do que foi apresentado). Pode estudar um pouco mais de teoria/história e poderá ser umas das grandes da DS. Fiquei com aquele "samba gafieira" que ela disse engasgado. Mas parece que vai virar atriz e passar para o time dos famosos...

A Karina Bachi é maravilhosa, tanto para a dança como para a dança de salão especificamente. Ela leva jeito, tem talento, expressão, dedicacão, brilho e beleza plástica. Espero que não a fiquem escondendo em novelas e aproveitem esses seus dotes de dançarina. Se ela entrasse para a DS seria um estouro, em pouco tempo seria uma das melhores em apresentações de salão. O Fabiano que tem formação Jaime Arôxa realizou bem seu trabalho, infelizmente nem dá para falar muito porque com a Karina ele não teve as mesmas dicifuldades de outros casais. Gostei da valsa de competição que eles dancaram, mas nao gostei deles terem dancado ela ali, no Faustão. Não tinha necessidade alguma de dançar essa valsa. A valsa tradicional seria muito melhor.
O Jaime como jurado, foi bem, e tentou explicar a dificuldade de famosos homens por causa da condução, mas o Faustão, é claro, não deixou ele completar o raciocínio.

O Carlinhos foi muito bem no segundo domingo em que julgou e disse coisas importantes para nossa DS. No primeiro domingo ele também foi bem, apenas o julgamento de um casal foi prejudicado por pressão de outros jurados (Wolf) e pelo Faustão.

Na prática nenhum jurado foi bem. O Wolf Maia só julgou com a visão de musical o que não tem nada com o que deveria ser, ou seja dança de salão. A Ana Botafogo também não entende nada de DS, aliás fora o Jaime e o Carlinhos todos os jurados foram um desastre na ótica da dança de salão. E mesmo os dois poderiam ter se saído melhor se soubessem os objetivos do quadro bem antes e traçassem uma linha de julgamento.

Não dava para julgar erros porque eram casais formados com gente que mal treinou uma semana uma dança que nunca tinham dançado.
Não dava para julgar se saiam ou não do ritmo porque aquela banda do Faustão eh um horror. As bandas que não são de DS acham que é só chegar e tocar, só que não é nada fácil tocar para dança de salão. Tem que se ter prática, senão o andamento fica rápido ou lento demais, ou ainda sem ritmo audível.

Não dava para julgar imparcialmente porque o cavalheiro que não sabe dançar tem muito mais dificuldade que a dama que não sabe. Teriam que existir critérios, como emoção/expressão para o público, beleza dos movimentos, não sair da proposta da dança, evitar pegadas e movimentos específicos de outras danças. Enfim, definir critérios específicos porque não é uma competição normal onde os dançarinos são todos profissionais ou todos amadores.

Em qualquer competição é necessário traçar os objetivos de julgamento antes de começar a julgar.

De qualquer maneira a saldo é muito positivo para a dança de salão. Talvez se a Fabiana (comediante e gordinha) e a Daniela Escobar não estivessem ali esse saldo podia não ser bom, pois eles representaram as pessoas comuns que podem chegar lá, enquanto o Barilari e a Karina já tem talento e experiência em outras danças e não poderiam representa-las. Acredito que se fossem apenas esses dois as pessoas normais não se sentissem capazes de entrar para a DS. Jah o Felipe Dylon dispensa comentários... Pode até virar um grande dancarino, mas precisa ralar um bocado. E o Oscar só desistiu porque não era esporte, se fosse qualquer esporte tenho certeza que ele se mataria para estar lá.

Marco Antonio Perna

Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 1509 views )   |  [ 0 trackbacks ]


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.




Cadastre seu email


Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na minha lista de divulgação da Agenda da Dança de Salão Brasileira, que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.


Siga meu TWITTER.

Links

» Paleocartografia by Marco Antonio Perna

» Dicas DVD/CD/BD

» Loja: DVD/Livros de dança

» Agenda Da Dança de Salão Brasileira

» Nutricionista Clínica

» Saude e beleza express

» Login


@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$