Procurar 

GlobCover vai permitir estudo aprofundado sobre consequências das alterações climáticas na superfície terrestre.

Está disponível na internet, e de maneira gratuita, o mapa mais detalhado do mundo, resultado de um projeto entre a Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com a Universidade Católica de Louvaine, na Bélgica.

De acordo com a agência espacial, o mapa tem uma resolução de 300 metros, como o instrumento MERIS (Medium Resolution Imaging Spectrometer) o que faz com que esta seja a cartografia mais detalhada e ilustrativa da vegetação do planeta Terra e dos acidentes geográficos na sua superfície.

O mapa foi desenhado, durante um ano, a partir dos dados recolhidos pelo satélite Envisat da ESA no período compreendido entre o primeiro dia até ao último dia do ano 2009. Por sua vez, os investigadores da universidade belga e da ESA encarregaram-se de lhes dar uma forma.

A ONU também participa no projeto através da Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e do seu programa para o Meio Ambiente (UNEP).

O mapa vai ser utilizado para atualizar os dados disponíveis sobre os efeitos das alterações climáticas na superfície terrestre e indentificar, com antecedência, em que zonas do globo é provável que ocorra uma emergência.

Veja o Artigo Completo  [ Escreva seu comentário ] ( 2085 views )   |  [ 0 trackbacks ]   |  link relacionado
Ótimo site sobre cartografia na escola. Tem mapas em anaglifo/3d, maquetes de relevo em isopor, e muito mais, além do livro do autor.

http://cartografiaescolar.wordpress.com/



Veja o Artigo Completo  [ Escreva seu comentário ] ( 1697 views )   |  [ 0 trackbacks ]   |  link relacionado
Mais um site interessante de um desenhista de mapas artísticos:

http://jeremiasortiz.com.br/blog/?cat=9

E o já mostrado do Francisco José Ferreira, desenhista de mapas artísticos:

http://www.mapasartisticos.blogspot.com/


Muito interessante, vejam:

http://www.serqueira.com.br/mapas/

Artigo sobre mapas do Rio de Janeiro, interessante também.

http://web01.bn.br/portal/arquivos/pdf/ana%20carmen%20casco.pdf

Centro do Rio de Janeiro

http://cristovao1.wordpress.com/2010/05/23/lapa-abrigo-refugio-cultura-popular-carioca/

Planta arquitetural do Rio em 1874

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart175745.pdf

Planta arquitetural de Porto Alegre de 1900

http://www.ihgrgs.org.br/artigos/poa_1900.htm



Veja o Artigo Completo  [ 1 comentário ] ( 15700 views )   |  [ 0 trackbacks ]
Postei esse artigo originalmente em 10/12/2009, mas agora no final de setembro de 2010 o Google lançou o Google Street View de cidades brasileiras, o que somado com o Google Earth que não precisa mais ter um programa a parte e já funciona assim como o Street View dentro do navegador internet na página do Google Maps, o assunto torna-se pertinente. Chegamos no ponto em que todos que gostam do assunto queriam chegar. O único problema é pedir para que o São Google não fique simplesmente atualizando o Earth e o Street View e sim atualize e de a chance de se escolher o ano em que se quer passear navegar. Pois uma das qualidades dos mapas convencionais (arquiteturais ou outros) é ser um documento histórico de uma momento. Se o Street View tiver essa opção futuramente vai ser o paraíso...

Segue abaixo o artigo original apenas com o acréscimo de um link para um mapa na Biblioteca Nacional e um mapa que eu estava devendo.

.................

O termo "Mapa Arquitetural" é tão raro como a existência desses mapas e o próprio termo caiu em desuso. Obviamente a palavra "arquitetural" refere-se a obras arquitetônicas, prédios, por exemplo. No Rio temos um exemplar datado de 1874, retratando o Largo de São Francisco, no Centro.

Link para o mapa abaixo:

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart175745.pdf




Na foto de Marc Ferrez abaixo podemos ver a Escola Politécnica, que aparece no mapa, no topo do Largo. Essa Escola é o atual IFICS (Instituto de Filosofia) da UFRJ, e alguns anos antes era a Academia Militar.



Notem que nesse mapa do Rio não é usado uma vista dos prédios em perspectiva, e sim a fachada do prédio. Já na capa da revista The New Yorker, abaixo, o mapa arquitetural adquire sua melhor essência visual e arquitetônica.



Porém esse tipo de mapa pode ser artístico, no sentido mais amplo da palavra, pois qualquer mapa tem um fundo de arte...

Vejam Manhattan abaixo e mais abaixo o sudeste americano mais artístico ainda.





Do Rio de Janeiro recente temos um trabalho maravilhoso de Victor Castro. Abaixo a versão de 1993, mas eu tenho também um de 1989 e outro de 1965 preto e branco e me parece existir um de 1962 colorido. Se alguém souber de outros, avisem.



Um que estou procurando em meio digital (o link da Biblioteca Nacional está corrompido) é o "Rio de Janeiro Monumental de Carlos Aeninshanslin de 1915", que segue abaixo um único pedaço decente que tenho e ele inteiro ilegível em seguida.





http://bndigital.bn.br/scripts/odwp032k.dll?t=xs&pr=fbn_dig_pr&db=fbn_dig&disp=list&sort=off&ss=new&arg=central+monumental&argaux=central+monumental&use=kw_livre&x=19&y=11


Nos dias de hoje é impensável alguém realizar esse tipo de trabalho, pois o google Earth tende a suprir com louvor a carência desse tipo de mapa, e ainda com atualização constante e possibilidade de facilmente trocar o ângulo de visão dos prédios em 3D disponíveis.


Compare essa vista do google Earth de Nova York com o mapa artístico mais acima.





Claro que as imagens acima ainda deixam muito a desejar, mas é apenas questão de tempo.

[ ]s
Marco Antonio Perna

Veja o Artigo Completo  [ 1 comentário ] ( 2877 views )   |  [ 0 trackbacks ]
"O dia 21 de Junho foi instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como "Dia Mundial da Hidrografia". O objetivo deste Dia é permitir a divulgação da relevância da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) e dos serviços hidrográficos dos Estados-membros, em prol da segurança da navegação e da proteção do meio marinho.
A OHI é uma organização que desenvolve trabalho na melhoria da cobertura hidrográfica e cartográfica, e na uniformização das especificações, símbolos, estilos e formatos utilizados em cartografia e publicações náuticas."

Fonte: Hidrográfico.
http://www.hidrografico.pt/dia-mundial-hidrografia.php

Veja o Artigo Completo  [ Escreva seu comentário ] ( 1253 views )   |  [ 0 trackbacks ]   |  link relacionado

<Voltar | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Próximo > Último >>


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Galeria de imagens

Anexos

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:


:-)







Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.


Nutricao Clinica

Saude e Beleza Express


Agenda da Danca de Salao Brasileira

Tenha Sua Loja Virtual

Catalogo de Medalhas

DVDs dança de salão


free counters