Clementina, eu sei onde você está! -  - Marco Antonio Perna - Fotografia facebook flickr issuu instagram

Clementina, eu sei onde você está! -

Clementina, eu sei onde você está! -


Compartilhe


Clementina, eu sei onde você está!



Clementina, eu sei onde você está!

No João Caetano, é claro! Aquele teatro que em 2013 fez 200 anos e é a grande referência teatral carioca. A temporada no João Caetano é de 31/01 a 23/02/2014. A estreia em grandioso palco é um merecimento para Clementina, que foi descoberta pela mídia apenas quando já passava dos 60 anos, em 1963. Como faleceu em 1987 ainda pôde aproveitar bastante de sua glória.

Lembrando da importância que Clementina tinha para o partido-alto, bem como ao samba carioca, Cristiano Salgado, professor de dança de salão, idealizou o espetáculo “Clementina, cadê você?”. O título é o mesmo do segundo disco-solo dela, de 1970. Com texto de Pedro Murat e direção de Duda Maia, o espetáculo se tornou a essência do que um musical do samba carioca deve ser.

Conta a história de Clementina por ela própria, entremeada por muito samba, partido-alto e pandeiro. Cantados, tocados e dançados pelos próprios atores, com muito samba no pé. Assim como deve ser qualquer boa roda de samba (ou de partido-alto).

Muita pesquisa foi feita para costurar os fatos históricos, mas claro, a história contada e recontada sempre se modifica e nem tudo é como foi, ou pelo menos como deve ter sido. O texto brinca com essa característica da história oral e mostra que não importam certos detalhes históricos de Clementina (provavelmente outros grandes nomes do samba também tiveram sua história “recontada”), o que importa é o que ela foi para a música brasileira, principalmente a carioca.

A atriz Ana Carbatti encabeça o elenco interpretando e cantando Clementina com uma voz que deixaria a própria Clementina feliz de assistir essa homenagem. Uma grata surpresa já que nas participações que fez em novelas da Globo não a vemos cantando. O restante do elenco se reveza interpretando o marido de Clementina e assim contar sua história.

Um grande espetáculo, para quem gosta de samba. E quem não gosta vocês sabem o que é…

Rio, 31.01.2014
Marco Antonio Perna



Compartilhe


Deixe seu comentário para este álbum.


 


* Campos obrigatórios. Não é permitido código HTML.
Antes de ser publicado, o comentário será verificado.

Fotografia e Fotojornalismo

© 2013 Marco Antonio Perna


.